Em semana de votação da PEC da Transição na Câmara, os investidores acompanham também a definição da nova taxa de juros pelo Federal Reserve nos Estados Unidos, a inflação americana ao consumidor e a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Além disso, o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve indicar nos próximos dias os nomes que irão compor a sua equipe econômica.
Nesta segunda (12), às 14h, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin, serão diplomados em Brasília pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em meio a um forte esquema de segurança.
Lula negocia com a Câmara a aprovação da PEC da Transição, que já passou no Senado e que abre R$ 145 bilhões fora do teto de gastos pelo período de dois anos. O texto foi pautado para votação nesta terça (13) pelo presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL).
Também amanhã sai a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que deve reforçar a mensagem de preocupação com riscos fiscais à frente, e o desempenho de serviços em outubro – o setor representa cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto).
As despesas fora do teto vem fazendo economistas alertarem que o BC pode ser obrigado a manter ou elevar juros no ano que vem como forma de conter as pressões inflacionárias e o aumento da dívida pública. Na quinta (15) o Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação, com fala do presidente Roberto Campos Neto.
Leia mais:
PEC da Transição vai contra esforços do BC para conter a inflação, apontam economistas
Por fim, os investidores acompanham na quarta-feira (14) a retomada do julgamento da constitucionalidade das emendas de relator (o chamado orçamento secreto) no STF (Supremo Tribunal Federal).
As emendas são acusadas de falta de transparência no uso dos recursos públicos, já que permitem a parlamentares enviarem verbas a seus redutos eleitorais sem serem identificados – na prática, quem controla essa liberação são os presidentes da Câmara e do Senado.
Inflação nos EUA e decisão de juros pelo Fed
Lá fora, os olhos estarão voltados para o dado de inflação nos EUA. O CPI (índice de preços ao consumidor) de novembro será divulgado às 10h30 de amanhã – no final da semana passada, foi informado o PPI (índice de preços ao produtor), que mostrou avanço de 0,3%, acima do esperado pelo mercado.
Na quarta, o Federal Reserve (banco central dos EUA) decide a nova taxa de juros americana às 16h, anúncio seguido de entrevista coletiva do presidente da instituição, Jerome Powell. A expectativa é que o BC americano desacelere o ritmo de alta de juros para 0,50 ponto. Na quinta, é a vez do BoE (Banco da Inglaterra) e do BCE (Banco Central Europeu) divulgarem as novas taxas do Reino Unido e da zona do euro.
Saiba mais:
Aumento de juros é risco global e opção é aceitar inflação mais alta, diz economista do IIF
Por volta 8h10 desta segunda, os índices futuros americanos operavam em leve alta: o Dow Jones subia 0,21%, o S&P 500 avançava 0,28% e o Nasdaq ganhava 0,36%. O índice europeu Euro Stoxx 50 caía 0,18%.
Confira abaixo a agenda completa:
Segunda-feira
Às 8h25, o Banco Central publica o Boletim Focus, com as projeções de analistas para inflação, juros, câmbio e PIB.
Terça-feira
Às 8h, o Banco Central divulga a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC)
Às 9h, o IBGE informa a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de outubro.
Às 10h30, a BLS (secretaria de estatísticas trabalhistas dos EUA) divulga o CPI (índice de preços ao consumidor) americano em outubro.
Quarta-feira
Às 9h, o Banco Central informa o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) de outubro.
Às 16h, o Federal Reserve (banco central dos EUA) decide a taxa de juros dos EUA.
Às 16h30, discursa o presidente do Fed, Jerome Powell.
Quinta-feira
Às 9h, o BoE (Banco da Inglaterra) divulga a nova taxa de juros do Reino Unido.
Às 10h15, o BCE (Banco Central Europeu) informa a nova taxa de juros da zona do euro.
Às 10h30, o Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação, com fala de Roberto Campos Neto.
Sexta-feira
Às 7h30, a Eurostat publica o CPI (índice de preços ao consumidor) de novembro.