Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

IRB (IRBR3) propõe mudanças nas regras do conselho e da diretoria; ações caem

Votação sobre as mudanças está prevista para 5 de janeiro

Foto: Shutterstock/Brenda Rocha - Blossom

O IRB Brasil (IRBR3) propôs aos acionistas mudanças no estatuto da companhia que permitem à empresa enxugar o número de integrantes do conselho de administração, aumentar o número de diretores e oferecer proteção jurídica para membros do conselho fiscal.  A proposta será votada pelos acionistas em assembleia convocada para 5 de janeiro de 2023.

Por volta das 10h45, as ações do IRB estavam entre as que mais caíam dentre os componentes do índice Ibovespa, recuando 3,80%.

A proposta apresentada pela empresa prevê que o conselho de administração possa ter no mínimo cinco integrantes. Hoje, o estatuto prevê que pelo menos sete pessoas façam parte do colegiado.

A companhia disse que o objetivo desta alteração é conferir maior flexibilidade para os acionistas deliberarem sobre a composição do conselho, e que a mudança tem “efeito neutro” sobre o limite da remuneração anual global dos administradores.

Leia mais:
IRB (IRBR3) e Positivo (POSI3) devem dar adeus ao Ibovespa em 2023, segundo prévia da nova carteira

Número máximo de diretores elevado

Outra alteração proposta pelo IRB é aumentar de sete para nove o número máximo de diretores da empresa. O argumento, nesse caso, é “conferir maior flexibilidade para que o conselho de administração eleja os respectivos membros”.

O estatuto da empresa também deixaria de prever obrigatoriamente a existência de um vice-presidente financeiro e de relações com investidores.

Com a reformulação, o IRB seria obrigado a ter um diretor-presidente, como hoje, mas até quatro vice-presidentes e até quatro diretores executivos, sem função especificada no estatuto.

A um dos membros da diretoria seria atribuída a função de relações com investidores. Essa mesma pessoa poderia acumular outras atribuições, desde que compatíveis com aquelas relacionadas à área de relações com investidores.

Além disso, um dos membros da diretoria ficará encarregado de desenvolver e monitorar todos os controles internos da companhia. Essa pessoa não poderá acumular funções relativas à gestão ou que impliquem riscos relevantes relativos ao negócio.

Mudança etária no conselho do IRB

O IRB também quer abrir brechas no estatuto para permitir que pessoas mais velhas assumam cargos estratégicos na empresa.

Sob o estatuto atual, não é permitido ser eleito para a presidência da empresa quem tiver completado 63 anos de idade na data da eleição ao cargo. Também é vetado a quem tem mais de 60 anos ocupar os demais cargos na diretoria na data da eleição.

Na reforma sugerida pela companhia, passa a ser permitido eleger pessoas com até 68 anos para os cargos de diretor vice-presidente ou diretor executivo se a pessoa for parte da administração da companhia há pelo menos dois anos.

A última alteração no estatuto permitiria à companhia assegurar a defesa em processos judiciais e administrativos a membros do conselho fiscal. Hoje, as regras do IRB preveem esse tipo de assistência para pessoas do conselho de administração e gerentes.

⇨ Quer acompanhar as cotações das suas ações na B3 em TEMPO REAL? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.