Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Inflação no Brasil e EUA, repercussão do balanço da Vale e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham as sondagens de comércio e serviços da FGV

Gabriel Tomé

Gabriel Tomé

Foto: Shutterstock

Além da invasão da Ucrânia pela Rússia e da bateria de sanções que se seguiu à declaração de guerra pelos russos, os olhos do mercado estarão voltados nesta sexta (24) para a divulgação de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos.

Às 8h a FGV (Fundação Getúlio Vargas) informa o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) de fevereiro, que ao que tudo indica, após subir 1,82% em janeiro, voltará a mostrar uma forte aceleração.

A expectativa de analistas ouvidos pela Broadcast é de uma alta de 1,86% no indicador, que além de medir a inflação do consumidor também aponta os preços ao produtor e na construção.

Um pouco mais tarde, às 10h30, os EUA informam o PCE (Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal) de janeiro, com informações sobre renda pessoal e gastos dos americanos.

Esse é o indicador de preços mais acompanhado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que deve iniciar um novo ciclo de aumento nos juros dos EUA a partir de março.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, e das sanções anunciadas pelo Ocidente, analistas passaram a esperar um aumento menor nos juros na próxima reunião.

Leia mais

Nesta manhã, as bolsas internacionais operam mistas. Por volta das 07h50, o índice Euro Stoxx 50 registrava alta de 1,14%. Já os contratos futuros americanos operavam próximo do zero: o Dow Jones caía 0,58%, o S&P 500 registrava retração de 0,58% e o Nasdaq tinha queda de 0,46%.

Por que dados de inflação no Brasil e EUA mexem com o mercado?

Os indicadores de preços são olhados pelas autoridades monetárias dos países para a definição das políticas monetárias. Uma inflação acima do esperado eleva a chance de aumentos maiores nos juros, o que tende a reduzir a atratividade de investimentos de maior risco, como ações e ativos de países emergentes como o Brasil.

Repercussão do balanço da Vale

Os investidores ainda acompanham a repercussão dos resultados do quarto trimestre de 2021 da Vale (VALE3), divulgado na noite de ontem (24).

A empresa, que possui o maior peso no Ibovespa, registrou lucro líquido atribuído aos acionistas de US$ 5,4 bilhões no quarto trimestre de 2021, mais de sete vezes o resultado alcançado em igual período do ano anterior, de US$ 739 milhões.

Leia mais

Veja abaixo a agenda completa: 

Às 8h, a FGV divulga a Sondagem do Comércio e Serviços de fevereiro.

Às 8h, a FGV informa o IGP-M de fevereiro.

Às 9h30, sai a nota de política fiscal do Banco Central, com o resultado primário da União, estados e municípios em janeiro.

Às 10h30, os EUA informam o PCE (Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal) de janeiro, com informações sobre renda pessoal e gastos dos americanos.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.