Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Eletrobras (ELET6) frustra investidor ao suspender migração para Novo Mercado; ações caem

Plano para migração foi adiado para 2023 por causa das condições do mercado, segundo empresa

Foto: Shutterstock/Sidney de Almeida

Após a Eletrobras (ELET6; ELET3) anunciar que suspendeu o processo de migração para o Novo Mercado da B3, as ações da companhia estão entre as maiores quedas do Ibovespa nesta terça-feira (29).

No final de outubro, antes da divulgação do balanço do terceiro trimestre, a Eletrobras havia informado que estudava migrar para o Novo Mercado, segmento da B3 que exige uma melhor governança das empresas e confere mais direitos aos acionistas.

Na data do anúncio, as ações da empresa subiram. Hoje, porém, a Eletrobras disse que vai suspender os planos neste ano e retomar a migração em 2023. A justificativa, segundo a empresa, é “o atual cenário macroeconômico e as condições do mercado”.

Leia também:
Eletrobras desiste de migração para Novo Mercado, pelo menos por enquanto 

Além disso, a Eletrobras informou que o seu conselho irá propor em assembleia geral o resgate de todas as ações preferenciais “classe A” da companhia e a incorporação de ações das subsidiárias Chesf, CGT Eletrosul, Furnas e Eletronorte.

Para Eduardo Nishio, head de research da Genial Investimentos, a suspensão da migração para o Novo Mercado é frustrante, mas as demais notícias, como a incorporação de ações das subsidiárias, “demonstram que existem outros passos referentes à simplificação da estrutura societária antes da transformação de todas as classes de ação em apenas uma”.

Por volta de 11h05, a ação preferencial da Eletrobras operava em baixa de 1,97%, a R$ 47,78, enquanto a ação ordinária tinha queda de 0,96%, a R$ 45,28.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.