CPI dos EUA sobe 0,2% em janeiro, abaixo do esperado pelo mercado

Fonte: Shutterstock/chayanuphol

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% em janeiro, na série com ajuste sazonal, informou o U.S. Bureau of Labor Statistics. O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,3% no mês. Em 12 meses, a inflação acumulada foi de 2,4%, também levemente inferior à estimativa de 2,5%.

O avanço mensal foi puxado principalmente pelo índice de habitação, que subiu 0,2% e respondeu pela maior contribuição para a alta do indicador. O índice de alimentos avançou 0,2% no mês — com alimentação no domicílio em alta de 0,2% e alimentação fora de casa, de 0,1%. Já o índice de energia recuou 1,5%, ajudando a conter uma pressão maior sobre o índice cheio.

O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, avançou 0,3% em janeiro, em linha com o esperado pelo mercado tanto na variação mensal quanto no acumulado em 12 meses. No período de um ano, o núcleo registrou alta de 2,5%.

Entre os componentes, houve aumento nos preços de passagens aéreas, cuidados pessoais, recreação, assistência médica e comunicação. Em contrapartida, caíram os preços de carros e caminhões usados, mobiliário e artigos domésticos, além do seguro de veículos.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 13 de fevereiro

Nesta sexta-feira (13) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências:07:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.