Clima de tensão entre Lula e RCN e futuros americanos em queda – veja o que importa hoje

Investidores ainda reagem ao balanço do Itaú e acompanham resultados do Banco Pan e da Klabin

Foto: Shutterstock/Bigc Studio

A escalada da briga entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve continuar dominando as atenções do noticiário nesta quarta-feira (8), enquanto o mercado reage ao balanço divulgado ontem pelo Itaú Unibanco (ITUB4) e fica de olho nos resultados do Banco Pan e da Klabin, informados hoje.

Ontem, após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentar colocar panos quentes no conflito ao dizer que a ata do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) foi mais “amigável”, Lula voltou a criticar Campos Neto e disse que o Senado tem o poder de trocar a presidência do BC.

Leia mais:

“Ele tem mais responsabilidade do que Meirelles tinha no meu tempo. Naquele tempo, era fácil jogar a culpa no presidente da República. Agora não”, disse o presidente a veículos independentes de mídia. “A culpa é do Banco do Central. Agora é o Senado que pode trocar o presidente do Banco Central.”

A declaração foi um dos motivos para a queda da Bolsa ontem, que perdeu os 108 mil pontos ao recuar 0,82%, e foi a senha para deputados e senadores aliados ao governo anunciarem que convidarão o presidente do BC para explicar a política de juros do BC na Câmara e no Senado.

Após o fechamento do mercado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda afirmou que pretende “tirar a granada” do bolso dos servidores, sinalizando um possível reajuste salarial ao funcionalismo público, o que pode sinalizar piora da situação fiscal e deixar o mercado de mau humor nesta quarta.

Reação ao balanço do Itaú

Por aqui, os investidores ainda reagem ao balanço do quarto trimestre do Itaú Unibanco (ITUB4), que elevou despesas para se proteger de eventuais calotes após o escândalo da Americanas (AMER3) revelar que a varejista devia mais às instituições financeiras do que se sabia no mercado.

Mesmo assim, o banco registrou lucro líquido de R$ 7,6 bilhões no período, alta de 7,1% ante o nível de um ano antes. Nesta quarta, o mercado acompanha os resultados de Klabin (KLBN11) e Banco Pan (BPAN4).

Índices futuros americanos em queda

Lá fora, os índices futuros americanos operam em queda, após as bolsas fecharem em alta ontem após fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que indicou que a expectativa é de desaceleração da inflação.

Powell disse que acredita que a inflação deve cair para ao redor da meta de 2% até o fim do ano que vem e que o mercado de trabalho americano hoje está em pleno emprego.

Durante a entrevista, Powell disse ainda que o “processo desinflacionário da economia americana começou, mas que ainda está em estágio inicial e ainda tem um longo caminho”.

Por volta das 8h15, os índices futuros americanos operavam em queda: o Dow Jones caía 0,20%, o S&P 500 recuava 0,29% e o Nasdaq perdia 0,21%. O índice europeu EuroStoxx 50 subia 0,71%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.