Caged, Copom e resultados fracos do Santander (SANB11) – veja o que importa hoje

Investidores ainda acompanham resultado da Klabin (KLBN11), WEG (WEGE3) e EDP (ENBR3); nos EUA, atenção é aos números da Meta (M1TA34)

Foto: Shutterstock/Butsaya

Com as eleições cada vez mais próximas, os investidores acompanham nesta quarta-feira (26) dados do mercado de trabalho formal em setembro, balanços como o do Santander (SANB11), primeiro banco a divulgar resultado nesta temporada, e a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) será divulgado às 9h30 pelo Ministério do Trabalho, e mostrará se o bom desempenho registrado nos últimos meses perdeu fôlego no mês passado em um cenário de juros altos e desaceleração da economia global.

Além de indicar em que pé está a atividade econômica, o número ajudará a entender se o mercado de trabalho ainda pode pressionar a inflação – ontem, o IBGE informou que o IPCA-15 de outubro subiu 0,16%, pouco acima do esperado, mas com sinais de desaceleração dos preços de serviços e bens industriais.

No final do dia, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que em setembro decidiu manter a Selic em 13,75% ao ano, anunciando o fim do ciclo de aumento dos juros, informa a sua nova decisão. O BC deve manter a taxa básica no mesmo patamar, mas o mercado estará de olho no comunicado, para checar se a autoridade monetária dará alguma sinalização de quando começará a cortar os juros.

Essa sinalização é pouco provável, contudo, já que no próximo domingo (30) acontece o segundo turno das eleições presidenciais: é difícil que o colegiado dê alguma indicação com o cenário indefinido, já que dependendo do vencedor, e das medidas que serão anunciadas para a economia, o cenário fiscal pode mudar.

Leia mais:
Adeus deflação: IPCA-15 sobe em outubro, mas sinaliza preços sob controle

Por que isso importa?

Os dados de emprego ajudam a indicar como está o desempenho da atividade econômica brasileira em diferentes segmentos, além da sinalização de como estão as pressões dos salários sobre a inflação. O comunicado do Copom pode dar aos economistas mais subsídios sobre o cenário à frente para a taxa básica de juros, a Selic.

Balanços no Brasil e nos EUA

Os investidores também devem reagir à divulgação, antes da abertura do mercado, dos balanços do Santander, primeiro banco a informar seu resultado do terceiro trimestre, e da Weg (WEGE3).

O lucro do Santander caiu no terceiro trimestre e frustrou o mercado, pressionado pela redução das margens e pelo crescimento do crédito em marcha lenta.

Após o fechamento, é a vez de Klabin (KLBN11) e EDP Brasil (ENBR3) divulgarem seus números para o período.

Lá fora, os olhos estarão voltados para o balanço da Meta/ Facebook (M1TA34).

Por volta das 8h20, os índices futuros americanos estavam em baixa: o Dow Jones caía 0,07%, o S&P 500 recuava 0,70% e o Nasdaq tinha queda de 1,72%. No mesmo horário, o índice europeu Euro Stoxx 50 recuava 0,11%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.