Ibovespa abre em alta à espera da Super Quarta

Foto: Shutterstock/Champ008

Nesta segunda-feira (15), o índice Ibovespa abriu em alta de 0,55%, aos 143.054 pontos, acompanhando o viés positivo dos mercados globais. A semana começa sob expectativa intensa pelas decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil, ambas previstas para a quarta-feira (17). O Federal Reserve deve anunciar o primeiro corte de juros do ano, com os investidores precificando 100% de chance de redução de 0,25 ponto percentual, enquanto o Copom deve optar pela manutenção da Selic em 15% ao ano.

O ambiente externo favorece o apetite por risco, impulsionado pela possibilidade de início de um ciclo de afrouxamento monetário nos EUA. Ainda assim, permanecem preocupações com a fraqueza da economia chinesa e as tensões comerciais entre Washington e Pequim, que limitam os ganhos mais expressivos. No Brasil, a agenda desta segunda-feira traz como destaque a divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB.

O resultado do indicador veio mais fraco do que o esperado: queda de 0,50% em julho ante junho, na série dessazonalizada, frente a uma projeção de recuo de 0,20%. Essa foi a terceira retração seguida do indicador, que sinaliza desaceleração da economia. No acumulado de 12 meses, porém, o IBC-Br avançou 3,5%, com destaque positivo para serviços e agricultura no comparativo anual.

No cenário político-econômico dos EUA, o presidente Donald Trump voltou a pressionar o banco central, afirmando esperar “um grande corte” na taxa e reforçando ataques à diretora Lisa Cook. Já no Brasil, o boletim Focus atualizou as previsões para inflação e Selic, mantendo as atenções sobre a chamada “Super Quarta”, quando Copom e Fed definirão seus próximos passos.

Por volta das 10h45, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

 

Altas

 

  • Yduqs (YDUQ3): +4,89%

 

  • Cogna (COGN3): +3,77%

 

  • Eletrobras (ELET3): +2,98%

 

 

Baixas

 

  • RaiaDrogasil (RADL3): -1,77%

 

  • Cosan (CSAN3): -0,94%

 

  • Banco do Brasil (BBAS3): -0,81%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques da semana

Nesta semana o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados: Segunda-feira (15/09)  06:00 – UE  Balança Comercial  Será divulgado pela Eurostat às 6h00, os

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.