Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Bolsas internacionais amanhecem calmas após falas de presidente do Federal Reserve

Powell tranquilizou os mercados globais ontem em sua sabatina no Senado. Preço de commodities pode movimentar os mercados ao longo do dia

As bolsas internacionais operam em alta após Jerome Powell, presidente do banco central americano, indicar que a remoção mais intensa de estímulos à economia pode demorar mais que o mercado previa.

Em sabatina no Senado dos Estados Unidos, Powell indicou que a redução no balanço do banco central do país, se vier a acontecer neste ano, ocorreria no segundo semestre. Os investidores temiam que ela acontecesse mais cedo e acelerasse o esforço do Federal Reserve para restringir a oferta de dólares no mercado.

A corretora britânica CMC Markets apontou que o tom calmo de Powell aliviou as preocupações que surgiram nas atas do Fed da semana passada. Com isso, os contratos futuros dos principais índices acionários de Wall Street estão perto da estabilidade, mas em leve alta hoje. Dow Jones apontava subida de 0,07%, S&P 500 em 0,03% e Nasdaq em 0,03%. Na Europa, o índice Euro Stoxx 50, que reúne grandes empresas dos países da zona do euro, subia 0,47%, ajudado pela estabilização nos mercados dos EUA. .

O que pode mexer com o mercado internacional hoje é a divulgação dos dados da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, às 10h30. Especialistas esperam um aumento de 0,4% nos dados de dezembro. Na comparação anual, 7,0%. Este seria o valor mais alto desde 1982. O dado pode contribui significativamente para o conjunto de informações que o Fed usará para decidir sobre o ritmo de elevação dos juros por lá.

Movimentações no preço das commodities também estão no radar dos investidores. Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram 2,16%, a 731 ienes. e chegaram a bater a máxima de 742 ienes durante o pregão chinês.

A alta nos preços ocorre depois que empresas mineradoras brasileiras como a Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3) e Usiminas (USIM5) terem sua produção afetada após as fortes chuvas no Brasil. Essas movimentações podem mexer com os mercados do setor no dia de hoje. Os investidores acompanham ainda, a divulgação dos estoques de petróleo bruto dos EUA atualizados até 7 de janeiro, às 12h30 (de Brasília).

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.