Após as declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, acalmarem os mercados ontem, jogando uma redução do balanço do banco para o segundo semestre do ano, os investidores acompanham nesta quarta, dia 12, dados importantes sobre a inflação americana.
Às 10h30, o Departamento do Trabalho dos EUA informa o comportamento do CPI (índice de preços ao consumidor) de dezembro e do ano. A expectativa do mercado é que o indicador suba mais 0,4% no mês passado, levando a variação de preços de 2021 a 7%, maior patamar em quatro décadas.
Uma inflação maior que a prevista pode voltar a estressar os mercados. Ontem, em sabatina no Senado americano, Powell reafirmou que a alta dos juros nos EUA acontecerá mais cedo do que era esperado, mas tranquilizou os investidores ao indicar que a redução do balanço do Fed (com venda ou vencimento sem renovação de títulos hipotecários e da dívida pública) só será decidida em três ou quatro reuniões.
Leia mais
Mais pistas do que pode acontecer com a economia americana virão da divulgação pelo Fed do Livro Bege, às 16h. A publicação é um compilado de relatórios montados a partir de entrevistas com economistas e diretores de bancos e de empresas, que é divulgada oito vezes por ano com o objetivo de ajudar a embasar as decisões de política monetária da maior economia do mundo.
Os investidores ainda acompanham a divulgação, às 12h30, dos estoques de petróleo bruto dos EUA atualizados até 7 de janeiro. A divulgação pode mexer com a cotação da commodity.