O Grupo Soma, detentor das marcas Animale e Farm, informou na última sexta-feira, 9, que fará uma oferta primária de ações com esforços restritos. A operação pode movimentar R$ 750 milhões.
Esse montante considera o valor dos papéis no fechamento do pregão de quinta-feira, 8, de R$ 16,30, e com a emissão de 46.012.270 ativos ordinários. Não há previsão de lotes adicionais.
No documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia disse que pretende utilizar 100% dos recursos provenientes do follow on para viabilizar a aquisição da Hering por sua subsidiária, Cidade Maravilhosa Indústria e Comércio.
De acordo com o cronograma estimado da oferta, a precificação das ações deve ocorrer no dia 20 de julho, após o encerramento do procedimento de bookbuilding. As novas ações serão negociadas na B3 a partir de 22 de julho.
Os coordenadores da oferta restrita são Itaú BBA (líder), Bank of America, Merrill Lynch, Banco BTG Pactual, Santander e XP Investimentos.
O que é bookbuilding e para que serve?
De um modo resumido, o bookbuilding é o processo utilizado para definir um preço justo para o IPO ou oferta subsequente de ações (follow on), que seja adequado à intenção de compra dos investidores.
Com isso, durante o processo, os coordenadores da oferta estudam e avaliam a demanda de seus ativos no mercado. Assim, eles conseguirão estimar o preço que poderá praticar e a quantidade de ações ou títulos que poderão ser oferecidos. Veja mais detalhes aqui.
Foto: Divulgação