Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Althaia protocola pedido para registro de IPO

A oferta será constituída de distribuição primária e secundária

Althaia, indústria farmacêutica, protocolou nesta sexta-feira, 30, um prospecto para oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).   

De acordo com a minuta do prospecto preliminar arquivada na CVM, a oferta será constituída de distribuição primária, ou seja, quando os recursos levantados vão diretamente para o caixa da companhia, e secundária, quando os atuais acionistas vendem parte de suas fatias.       

Existe também a possibilidade de a oferta ser acrescida de um lote adicional de até 20% do total de papéis inicialmente ofertados e um lote suplementar de até 15% do total.   

A operação será coordenada por XP Investimentos (líder), Itaú BBA e Bank of America. 

Os recursos provenientes da tranche primária serão usados para:      

  • Construção de uma nova planta industrial (50%);  
  • Investimentos em P&D (30%);  
  • Investimentos em capital de giro (10%);   
  • Reforço da estrutura de capital (10%). 

Sobre a Althaia 

A Althaia, fundada em 2010, se apresenta como uma das indústrias farmacêuticas brasileiras que apresentou maior crescimento nos últimos 5 anos. 

As duas principais frentes de atuação da empresa são a produção de medicamentos genéricos e de suplementos.  

Sua receita cresceu 430% no período, contra um avanço de 50% do mercado como um todo, de acordo com dados de IQVIA MAT referentes a março de 2021.  

Segundo a companhia, os resultados foram possíveis devido a um posicionamento focado na prevenção e tratamento de doenças, além de um robusto investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D).  

Em 2019, a empresa inaugurou um novo centro de distribuição localizado em Pouso Alegre, Minas Gerais. 

Enquanto isso, em 2020, entregou um novo centro de P&D e duas plataformas de E-commerce, uma no segmento Business to Business (B2B) e outra em Business to Consumer (B2C). 

Lâmina de IPO   

Agora você pode analisar todos os IPOs em andamento na CVM direto pelo TradeMap!   

Acesse nosso portal, clique no Módulo de Ações e, em seguida, selecione a aba “IPOs”, que fica na barra superior central da tela.   

Por lá, você conseguirá acompanhar todas as atividades relacionadas à oferta pública inicial, como valor da operação, faixa estimada pelos coordenadores, cronograma do IPO e muito mais!   

O que é bookbuilding e para que serve?   

De um modo resumido, o bookbuilding é o processo utilizado para definir um preço justo para o IPO ou oferta subsequente de ações (follow on), que seja adequado à intenção de compra dos investidores.   

Por isso, durante o processo, os coordenadores da oferta estudam e avaliam a demanda de seus ativos no mercado. Assim, eles conseguirão estimar o preço que poderá praticar e a quantidade de ações ou títulos que poderão ser oferecidos. Veja mais detalhes aqui. 

 Foto: Althaia/Divulgação

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.