A Bluefit definiu na última sexta-feira, 03, a faixa indicativa de preço de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) entre R$ 12,25 e R$ 15,25.
Desse modo, a operação pode levantar R$ 450,1 milhões, considerando o ponto médio da faixa, de R$ 13,75, e a venda de 39 milhões de ações na oferta base.
De acordo com o prospecto enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o IPO contará com a distribuição primária, quando os recursos levantados vão direto para o caixa da empresa, e secundária, quando atuais acionistas vendem parte ou a totalidade de suas fatias.
Ainda existe a possibilidade de a oferta ser acrescida de um lote adicional de até 20% do total inicialmente ofertado, em 6.546.645 papéis, e um lote suplementar de 15% do total, em 4.909.983 ativos.
Além disso, no exterior, serão realizados esforços de colocação dos ativos pela XP Investments US.
Nos Estados Unidos, será exclusivamente para investidores institucionais qualificados, residentes e domiciliados no país.
Já nos demais países, será para investidores estrangeiros que sejam considerados não residentes ou domiciliados nos EUA.
Os recursos provenientes da tranche primária serão destinados para:
- Crescimento orgânico por meio da abertura de novas filiais pelo Brasil (55,6%);
- Aquisição de novas franquias e/ou participações em SCPs e subsidiárias (44,4%).
O início do período de reserva será no dia 13 de setembro e terminará no dia 23 do mesmo mês.
A fixação do preço está prevista para acontecer no dia 24 de setembro, após o encerramento do procedimento de bookbuilding.
A estreia das ações no Novo Mercado da B3 deve acontecer dia 28 de setembro, negociadas sob o ticker BFFT3.
A oferta tem a XP como único coordenador.
Sobre a Bluefit
Fundada em maio de 2015, sob a marca Health Place, a companhia acredita ser a segunda maior rede de academias do país com 102 unidades em operação (61 próprias e 41 franquias) e 33 unidades com contratos assinados.
Com base em dados de 30 de junho deste ano, a Bluefit possui mais de 201 mil clientes ativos em 15 estados, além de Distrito Federal.
No ano passado, a empresa obteve uma queda de 45% em sua receita líquida, para R$ 64 milhões. Ela associa o desempenho à crise sanitária no Brasil em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Contudo, antes mesmo da pandemia, a rede já havia registrado prejuízo de R$ 670 mil em 2019. Esse número passou para mais de R$ 30 milhões em 2020, de acordo com as demonstrações financeiras no documento enviado à CVM.
Lâmina de IPO
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O que é bookbuilding e para que serve?
De um modo resumido, o bookbuilding é o processo utilizado para definir um preço justo para o IPO ou oferta subsequente de ações (follow on), que seja adequado à intenção de compra dos investidores.
Por isso, durante o processo, os coordenadores da oferta estudam e avaliam a demanda de seus ativos no mercado. Assim, eles conseguirão estimar o preço que poderá praticar e a quantidade de ações ou títulos que poderão ser oferecidos. Veja mais detalhes aqui.