Greve: BC atrasa Ptax; saiba como fica liquidação dos contratos de dólar na B3

Há duas semanas, paralisações parciais dos servidores têm atrasado a divulgação da taxa de câmbio

O Banco Central atrasou novamente a divulgação do fechamento da taxa Ptax, previsto para sair às 13h, em função das paralisações diárias dos servidores do BC, chamadas de operação padrão, que ocorrem entre 14h e 18h como parte da negociação do reajuste de salários.

Há duas semanas, as paralisações parciais dos funcionários do BC têm atrasado a divulgação da taxa de câmbio Ptax.

A taxa Ptax é calculada diariamente pelo Banco Central e é considerada a taxa oficial de câmbio, utilizada como referência para a cotação do dólar americano. Na prática, ela representa uma média de taxas informadas quatro vezes ao dia por instituições financeiras.

A Ptax é importante porque é usada na liquidação dos contratos futuros de dólar na B3 e outros derivativos de câmbio, incluindo contratos de termo de moeda (NDF) realizados pelos bancos, principalmente com investidores estrangeiros.

A taxa do último dia do mês é utilizada para liquidação dos contratos que estão vencendo e, por se tratar de fim de trimestre, é também a taxa utilizada pelas empresas para correção das dívidas em dólar no balanço trimestral.

Cláusula permite ajuste

Segundo a B3, os contratos negociados na Bolsa contêm cláusula que permite ajuste em caso de não divulgação da Ptax. Nesse caso, há a previsão de um mecanismo de ajuste que permite a liquidação dos contratos pelo valor que a B3 arbitrar.

No último boletim divulgado pelo BC às 12h, a taxa Ptax estava cotada a R$ 4,7497, queda de 0,06% em relação ao fechamento do dia anterior.

Às 13h39, o dólar comercial operava em queda de 1,18% a R$ 4,73, caminhando para registrar seu pior desempenho mensal contra o real desde outubro de 2018 e a maior queda trimestral desde o período de abril a junho de 2009.

Os servidores do BC aprovaram entrar em greve a partir de 1º de abril por tempo indeterminado, o que pode afetar a divulgação de informações pelo BC e operações envolvendo o PIX, segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

O BC informou que tem esquemas de contingência para manter as operações.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.