Ata do Fed, IPCA de junho e payroll – veja o que importa na semana

Mercado também estará de olho nos dados da produção industrial de maio e produção de veículos em junho

Foto: Shutterstock

A semana começa sem a referência das bolsas americanas, que estão fechadas nesta segunda-feira (4) por causa do feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos. Apesar disso, os próximos dias prometem ser agitados, com os investidores à espera da ata da última reunião do Fomc, o colegiado de política monetária do Federal Reserve (banco central dos EUA).

No encontro, há duas semanas, o comitê acelerou o ritmo de aumentos na taxa básica americana para 0,75 ponto. Na próxima quarta-feira, às 15h, será publicado o documento da reunião, e a expectativa do mercado é de sinalizações sobre o que vem pela frente, com o detalhamento das projeções dos membros do Fomc para juros, inflação e atividade econômica.

Na próxima sexta-feira (8), sai outra informação importante para a calibragem da política monetária dos EUA: o payroll de junho, com números sobre a criação de vagas e taxa de desemprego americana. O mercado espera uma desaceleração do mercado de trabalho, com a quantidade de vagas criadas caindo de 390 mil em maio para abaixo de 300 mil no mês passado.

Leia mais: 
Fed terá que subir juros para 6%, diz gestor de fundo que ganhou 28% com aperto monetário nos EUA

Por que isso importa? 

Juros mais altos nos EUA retiram a atratividade de ações ou de papeis de países emergentes, como o Brasil. Em meio à maior inflação em quatro décadas, o mercado teme que o Federal Reserve seja obrigado a elevar os juros de forma agressiva, contratando uma recessão da economia. Como a política monetária do Fed tem duplo mandato (inflação e pleno emprego), os dados de mercado de trabalho americano também são acompanhados com atenção.

IPCA e produção industrial

Por aqui, o dado mais importante da semana será divulgado na próxima sexta-feira, às 9h, quando o IBGE divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de junho. A expectativa de analistas ouvidos pela Reuters é de um crescimento de 0,7% na inflação do mês passado, um avanço em relação a maio, com alimentos e serviços pressionando os preços.

Na semana passada, foi aprovada no Senado uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que autoriza o governo a gastar R$ 41,2 bilhões fora do teto de gastos neste ano, e o texto deve ser apreciado em comissões na Câmara nesta semana.

Os investidores ainda estão de olho nos dados da produção industrial de maio, que serão informados nesta terça (5) pelo IBGE e que podem confirmar um aquecimento maior que o esperado da atividade econômica brasileira no segundo trimestre.

Saiba mais: 
Inflação menor? Itaú reduz previsão de alta do IPCA de 2022 após governo diminuir imposto

Por que isso importa? 

O mercado já precificou mais um aumento na taxa básica de juros, a Selic, na reunião de agosto do Copom (Comitê de Política Monetária do BC). Mas há dúvidas sobre por quanto tempo o Banco Central terá que deixar os juros em um patamar elevado para conter a alta de preços, já que os investidores estão cada vez mais preocupados com o risco fiscal.

Bolsas internacionais

Em dia de feriado nos Estados Unidos, os índices futuros americanos operam no vermelho nesta manhã. Por volta das 8h, o Dow Jones caía 0,21%, o S&P 500 recuava 0,29% e o Nasdaq estava em queda de 0,35%. No mesmo horário, o Euro Stoxx 50 subia 0,67%.

Já as bolsas asiáticas fecharam sem direção única, com informações de que a China tenta conter um novo surto de Covid-19 em cidades do leste do país.

Confira abaixo a agenda completa:

Segunda-feira

A Fenabrave informa as vendas de veículos em junho.

Terça-feira

Às 9h, o IBGE informa a produção industrial de maio.

Quarta-feira

Às 15h, será publicada a ata da última reunião do Fomc (comitê de política monetária do Federal Reserve).

Quinta-feira

Às 9h15, será publicado o relatório ADP sobre o emprego no setor privado nos Estados Unidos em junho.

Às 9h30, serão publicados os pedidos atualizados de auxílio desemprego nos Estados Unidos.

Sexta-feira

Às 9h, o IBGE informa o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de junho.

Às 9h30, a secretaria de estatísticas trabalhistas dos EUA (BLS) divulga a criação de vagas e taxa de desemprego de junho (payroll).

Às 10h, a Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) divulga a produção e licenciamentos de veículos em junho.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.