Navegue:
PCE: Inflação dos EUA volta a surpreender para cima e avança 1% em junho

PCE: Inflação dos EUA volta a surpreender para cima e avança 1% em junho

Núcleo do índice, que exclui preços mais voláteis, como energia e alimentos, subiu 0,5% em relação a maio

Seta aponta para cima saindo de nota de dólar

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

Principal índice de inflação acompanhado pelo Federal Reserve, o banco central americano, o PCE (Índice de Despesas de Consumo Pessoal) avançou 1% em junho na comparação com maio, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo escritório oficial de estatísticas americano (BEA).

O crescimento veio bem acima do esperado por analistas ouvidos pela Reuters, que acreditam em um aumento de 0,5% no mês. O núcleo do PCE, que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia, avançou 0,6%, pouco acima dos 0,5% esperados.

O dado é informado um dia depois da divulgação da primeira leitura do PIB (Produto Interno Bruto) americano do segundo trimestre, que mostrou queda de 0,9%.

A contração da atividade, a segunda consecutiva, veio na contramão do esperado, indicando que o Federal Reserve, o banco central americano, pode moderar os aumentos de juros nas próximas reuniões, reduzindo a chance de uma recessão mais prolongada da segunda maior economia do mundo.

Essa perspectiva animou os mercados ontem. Após a divulgação do dado de inflação nesta sexta, os índices futuros americanos desaceleram os ganhos: às 9h45, o Dow Jones era negociado a 0,02%, o S&P 500 subia 0,39% e o Nasdaq avançava 0,67%.

Leia mais: 
PIB dos EUA encolhe de novo, mas mercado suspira aliviado com chance de juros subirem menos

Pela manhã, foi divulgado pela Eurostat que o PIB da Zona do Euro avançou 0,7% no segundo trimestre, muito acima do esperado pelo mercado, que apostava em leve alta de 0,1%.

Como resultado, as bolsas europeias estão em alta nesta manhã, com o Eurostoxx 50, principal índice europeu, avançando 1,39% por volta das 9h45.

⇨ Aproveite o mercado cripto antes que seja tarde no curso gratuito Desmistificando criptos, nft e Metaverso!

 

Compartilhe:

Compartilhe: