O PPI (índice de preços ao produtor) dos Estados Unidos teve queda de 0,1% em agosto na comparação com julho, em linha com o esperado por analistas de mercado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14) pela secretaria de estatísticas trabalhistas (BLS). No mês retrasado, os preços haviam apresentado queda de 0,4%.
Com o resultado, o indicador mostra um avanço de 8,7% nos preços para 12 meses encerrados no mês passado. Segundo o órgão ressaltou em material de divulgação, a queda pode ser atribuída a uma redução de 1,2 ponto percentual nos preços para demanda final de bens. “Em contraste, o índice para demanda final de serviços avançou 0,4%”, apontou a BLS.
O núcleo do PPI (uma medida de inflação que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia) cresceu 0,2% em agosto, acelerando em relação a julho, quando a alta havia sido de 0,1%.
Leia mais:
Inflação americana assusta e Ibovespa cai mais de 2%, perdendo os 111 mil pontos
Ontem, o CPI (índice de preços ao consumidor) preocupou economistas ao relevar que o núcleo do índice (que exclui itens mais voláteis, como energia e alimentos) subiu 0,6%, o dobro do esperado, o que fez as bolsas americanas caírem com força e contaminarem o Ibovespa.