Os preços do minério de ferro caíram pelo terceiro dia seguido após dados mostrarem que a atividade industrial da China continuou encolhendo em agosto.
Segundo informações divulgadas pelo governo chinês, o índice que mede a atividade industrial do país subiu de 49,0 em julho para 49,4 pontos em agosto. A leitura abaixo de 50 pontos, porém, significa que, na prática, houve contração neste mês, ainda que menos intensa na comparação com o mês anterior.
E não é de hoje que o setor industrial da China apresenta fraqueza. O índice de atividade apontou expansão em apenas três dos oito meses deste ano até agora.
A maior pressão negativa vem das pequenas indústrias, mas há sinais preocupantes também entre setores relevantes para o país. Entre as indústrias de equipamentos e produtos de alta tecnologia, a atividade continuou crescendo em agosto, mas a um ritmo menor que no mês anterior, ficando mais perto da estabilidade.
Os números contribuíram para que os preços do minério de ferro negociados na Bolsa de Dalian fechassem em baixa pelo terceiro dia seguido, em 683,5 iuanes (US$ 99,12) por tonelada. Este valor representa uma queda semanal de 5,6% nos preços da commodity. Em agosto, o recuo é de 4,5%.
O receio do mercado é de que a demanda por minério de ferro na China, maior consumidor mundial da commodity, diminua conforme a atividade industrial do país perde força. No entanto, fora do país asiático, também há sinais de que a procura por minério está caindo.
Leia mais:
Minério de ferro mais barato: veja como MRV (MRVE3) e outras empresas podem se beneficiar
Segundo o UBS, os dados mais recentes da World Steel indicam que as taxas de produção de aço bruto – que usa minério de ferro em sua composição – estão nos menores níveis desde setembro de 2020.
“Na China a demanda está estabilizando em níveis menores, com a taxa de produção de ferro gusa subindo em meados de agosto. Os preços do vergalhão na China também subiram aproximadamente 4% em relação ao piso de julho”, disse o banco em relatório.
O UBS, porém, aponta que os estoques de aço nas siderúrgicas chineses estão acima do normal, e que os estoques de minério de ferro nos portos da China estão subindo há nove semanas seguidas. “Estamos cautelosos no médio prazo, prevendo que a oferta aumente e a demanda diminua”, acrescentou.