Ibovespa opera em queda com dados no Brasil e inflação nos EUA

Foto: Shutterstock/Shutter z

Nesta quinta-feira, 31, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda de 0,11%, atingindo 130.499 pontos.

O mercado inicia o dia repercutindo a inflação nos EUA e o desempenho das grandes empresas, como Ambev e Bradesco, que divulgaram seus resultados antes do início do pregão. No ambiente doméstico, o foco recai sobre o cenário fiscal, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participando virtualmente da abertura da reunião do G20 Saúde/Finanças desde às 9h30. Ontem (30), Haddad deu entrevista tranquilizando o mercado sobre medidas para controle das despesas públicas.

Ainda no Brasil, a taxa de desemprego divulgada às 9h00 pelo IBGE registrou 6,4% no trimestre encerrado em setembro, ficando abaixo das expectativas.

No cenário externo, o índice de preços de consumo pessoal (PCE) dos EUA, indicador favorito do Federal Reserve para medir a inflação, avançou 0,2% em setembro. Na comparação anual, o PCE registrou 2,1%, enquanto em agosto, a inflação anual estava em 2,3%.

No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em alta com a perspectiva de maior demanda nos EUA após uma redução inesperada nos estoques de petróleo e gasolina. Já o minério de ferro na China fechou em queda, com investidores cautelosos em relação a novas medidas de estímulo previstas para a próxima semana, quando o Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo (NPC) se reunirá.

Destaque para a Hypera (HYPE3), que está entre as maiores baixas, de 5,23%, cotada a R$ 22,77. Isso ocorreu após a empresa informar ao mercado, nesta quinta-feira (31), que a EMS formalizou a retirada da proposta de oferta pública de aquisição de ações e de combinação de negócios apresentada em 21 de outubro de 2024, após o Conselho de Administração da companhia, por unanimidade, rejeitá-la.

Por volta das 10h38, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • BRF (BRFS3): +3,84%
  • Marfrig (MRFG3): +2,47%
  • Klabin (KLBN11): +1,92%

Baixas

  • Hypera (HYPE3): -5,23%
  • Bradesco (BBDC4): -3,93%
  • Bradesco (BBDC3): -3,72%

EUA

Os principais índices de Nova York abriram o dia em queda:

  • Dow Jones: -0,39%
  • Nasdaq: -1,29%
  • S&P 500: -0,75%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.