Ibovespa inicia semana otimista, de olho nas reuniões do Fed e Copom

Shutterstock/Antonio Salaverry

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, o Ibovespa – principal índice da B3 – opera em alta de 0,34%, aos 122.863 pontos, refletindo o otimismo moderado do mercado em meio a uma semana marcada por importantes decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

Os investidores aguardam as reuniões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil, que acontecem entre os dias 28 e 29 de janeiro. No caso do Federal Reserve, a expectativa é de que as taxas de juros americanas sejam mantidas inalteradas. Já no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve seguir as sinalizações da ata de sua última reunião e elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, reforçando os esforços para controlar a inflação.

O Boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central, trouxe uma nova elevação nas expectativas para a inflação de 2025, passando de 5,08% para 5,50%, marcando a 15ª alta consecutiva da projeção. A revisão reflete o impacto da alta de 0,11% no IPCA-15 de janeiro, resultado acima das previsões do mercado, que agora projeta uma inflação fechada no mês maior que o esperado anteriormente.

A semana também será movimentada pela temporada de balanços das big techs nos Estados Unidos, que pode trazer maior volatilidade aos índices globais.

 

Por volta das 10h29, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Vamos (VAMO3): +3,07%

• Minerva (BEEF3): +2,48%

• Brava Energia (BRAV3): +2,30%


Baixas

• WEG (WEGE3): -4,98%

• Automob (AMOB3): -3,23%

• Cogna (COGN3): -2,19%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos da próxima semana

Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   Segunda-feira (31/03/2025)   08:25 – BrasilBoletim FocusO Banco Central do Brasil divulgará o Boletim Focus às

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.