EUA perdem 32  mil vagas de empregos privados em setembro, abaixo da expectativa do mercado

Foto: Shutterstock/FOTOGRIN

O setor privado dos Estados Unidos perdeu 32 mil vagas em setembro, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira (1º). O dado veio após revisão de agosto, quando o saldo de empregos foi ajustado de +54 mil para -3 mil, reforçando a perda de fôlego do mercado de trabalho. As projeções do mercado esperavam a criação de 52 mil novas vagas para o mês.

O desempenho negativo foi puxado por setores como lazer e hospitalidade (-19 mil), serviços profissionais e empresariais (-13 mil) e atividades financeiras (-9 mil). Em contrapartida, educação e saúde criaram 33 mil vagas, enquanto informação adicionou 3 mil postos.

Segundo a economista-chefe da ADP, Nela Richardson, o resultado confirma a postura mais cautelosa das empresas em relação às contratações, mesmo após o crescimento econômico robusto no segundo trimestre.

O relatório também apontou que a remuneração média anual avançou 4,5% em relação a setembro de 2024 entre os trabalhadores que permaneceram no emprego. Já os que mudaram de empresa tiveram ganho de 6,6%, uma desaceleração frente aos 7,1% registrados em agosto.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também: