Navegue:
Preço baixo dificultou venda de refinarias da Petrobras (PETR4), diz presidente

Preço baixo dificultou venda de refinarias da Petrobras (PETR4), diz presidente

Prazo acertado para o Cade para conclusão das operações terminaria no final deste ano

petrobras carteira ções
Por:

Compartilhe:

Por:

A dificuldade da Petrobras para vender parte de suas refinarias ocorreu porque o valor que os investidores ofertaram ficou abaixo do esperado. A informação veio do presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna, durante audiência no Senado.

Em 2019, a Petrobras e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) fecharam acordo para encerrar uma investigação sobre abuso de posição dominante da empresa no refino de petróleo. Em troca, a Petrobras se comprometeu a vender oito refinarias para aumentar a concorrência no mercado nacional de refino.

“O prazo terminaria agora, no final deste ano. Não foi possível cumprir estes prazo tendo em vista a atratividade do preços”, disse Luna, em referência ao acordo firmado com o Cade.

“Foram vendidas três delas, estão sendo concluidas agora. Outras três o valor ficou aquém do proposto, e outras duas ainda estão em processo, em momento bastante avançado”, acrescentou.

Veja como está a venda das refinarias da Petrobras até o momento:

Refinaria Estado Status da Venda
Landulpho Alves (RLAM) Bahia Acordo assinado
Isaac Sabá (REMAN) Amazonas Acordo assinado
Gabriel Passos (REGAP) Minas Gerais Negociando oferta vinculante
Lubrificantes e Derivados do Nordeste (LUBNOR) Ceará Negociando oferta vinculante
Unidade de Industrialização de Xisto (SIX) Paraná Negociando oferta vinculante
Abreu e Lima (RNEST) Pernambuco Venda fracassou
Presidente Getulio Vargas (REPAR) Paraná Venda fracassou
Alberto Pasqualini (REFAP) Rio Grande do Sul Venda fracassou; será reofertada

Refino e monopólio

Luna disse durante a audiência que o monopólio da Petrobras no mercado brasileiro terminou no papel desde 1997. Na prática, acrescentou, isso se aplica à parte de exploração e produção, mas não à de refino.

“Temos 86 empresas explorando e produzindo petróleo no Brasil. Recentemente tinham 56 que apresentaram resultados. No entanto essa mesma quantidade de empresas não se manifestou na área do refino”, afirmou.

Ele acrescentou que a empresa trabalha para “que haja mais investimento, mais investidores, e em vez de ser um problema passar a ser uma oportunidade para quem queira investir no nosso país”.

Por volta das 10h50, as ações da Petrobras (PETR4) registrava uma das maiores altas dentre os componentes do índice Ibovespa, avançando 1,90%, para R$ 26,86.

Compartilhe:

Compartilhe: