Uma criptomoeda criada por um físico ucraniano, Sasha Ivanov, tem ganhado notoriedade desde o início da guerra na Ucrânia, com valorização de 411% desde o início do conflito.
Conhecida como “Ethereum russo”, a aplicação dessa moeda não está relacionada à guerra, mas ela ganhou maior notoriedade nas redes sociais por causa da origem de seu criador, um físico ucraniano que estudou na universidade de Moscou.
Nesta terça-feira (29), a moeda chegou a subir 29,9 % figurando entre as maiores altas do mercado de criptoativos, com um valor de mercado que já alcança US$ 5,5 bilhões, ocupando a 32ª posição no ranking de criptomoedas.
A Waves é uma criptomoeda criada na plataforma de blockchain homônima Waves, em 2016. Assim como a plataforma Ethereum, ela é descentralizada de código aberto, o que permite a criação de projetos de finanças descentralizadas (Defi), contratos inteligentes (smart contracts) para emissão de tokens, aplicativos descentralizados (dApps) e negociação de stablecoins descentralizadas, que são as chamadas moedas estáveis com paridade com moedas fiduciárias como o dólar ou metais preciosos, a exemplo de ouro, prata e outras commodities.
A principal stablecoin do sistema waves é a Neutrino (USDN). A principal diferença em relação às stablecoins tradicionais é a paridade. Nas tradicionais, é preciso ter reserva do ativo lastro, no caso o dólar. Já nas stablecoins descentralizadas, as taxas são determinadas por algoritmos. É como se fosse um sistema de Forex descentralizado.
O contrato inteligente do Neutrino converte para USDN a recompensa para os “mineradores” que conseguem resolver os problemas matemáticos e validar as transações na plataforma da Waves. Quem consegue, ganha como recompensa tokens das moedas digitais.
Por que a Waves tem subido?
Notícias recentes sobre a plataforma têm sustentado a valorização da moeda.
Foi anunciado um fundo de US$ 150 milhões para financiar a estratégia de expansão da rede via a Waves Labs, com planos de crescimento nos Estados Unidos.
Faz parte desse plano o lançamento da Wave 2.0, um upgrade na rede que vai permitir aumentar a interoperabilidade com as principais redes blockchains do setor.
A empresa também formalizou uma parceria com a Allbridge, ferramenta que permite a transferência de tokens entre diferentes blockchains. Com isso, a Waves será capaz de criar pontes com outras redes descentralizadas.
Quem é Sasha Ivanov?
Sasha é um físico ucraniano que iniciou sua carreira programando softwares de trading para mercados internacionais de câmbio, fazendo uso de redes neurais artificiais. Ele trabalhou para hedge funds e bancos até fundar sua própria plataforma de criptomoeda.
Quer saber mais sobre investimentos em criptomoedas? Aproveite a promoção do TradeMap em parceria com o BTG e garanta os 4 combos do TradeMap mais dois relatórios do BTG, incluindo de cripto. Acesse este link e saiba mais.