As montadoras registraram no mês passado o pior desempenho da produção para meses de janeiro em 19 anos, mostram dados divulgados nesta segunda (7) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Historicamente, meses de janeiro são fracos em produção, mas uma série de fatores fizeram este início de ano ser especialmente ruim para a indústria automobilística. Os 145,4 mil veículos produzidos representaram uma queda de 27,4% na comparação com janeiro de 2021.
“É uma composição de efeitos que resultou em uma queda um pouco maior que a esperada”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade.
Segundo ele, os afastamentos nos postos de trabalho em fabricantes e fornecedores das montadoras por causa da variante Ômicron e também por conta das fortes chuvas registradas neste início de ano é uma das razões para a redução expressiva da produção.
“Foi um mês de recorde nas infecções por covid-19 no país e de chuvas acima da média para o período, o que afetou a produção dos fornecedores e dos fabricantes de veículos e ainda afastou clientes das concessionárias”, apontou o executivo.
A escassez de semicondutores continua impactando o setor, que também foi afetado em janeiro pelo menor número de dias úteis trabalhados e pelas férias coletivas. Houve um esforço extra de produção pelas montadoras em dezembro, e isso ajudou a reduzir o ritmo de janeiro, de acordo com Moraes.
“Os problemas causados pela Ômicron deverão ser amenizados nos próximos dois meses, permitindo um quadro mais próximo da normalidade em todas as atividades”, apontou. “Não teremos todos os semicondutores que precisamos este ano, mas o nível de escassez será menor que em 2021”, avaliou.
Para o executivo, o grande risco é a elevação na taxa básica de juros da economia, que promete ser acima do que era esperado. “Isso pode desaquecer o mercado caso não haja contrapartidas que
tragam algum alívio para o orçamento dos consumidores”.
Como se comportaram os emplacamentos?
No mês passado, foram emplacados 126,5 mil veículos, uma queda de 26,1% na comparação com janeiro de 2021. Em relação a dezembro, o recuo foi de 38,9%.
E como estão as exportações?
As vendas de veículos para outros países somaram 27,6 mil unidades em janeiro, queda de 33,5% em relação a dezembro e uma alta de 6,6% ante o mesmo mês de 2021, sendo assim o setor menos prejudicado.