Ibovespa abre em alta com IPCA abaixo do esperado e atenção ao Payroll

Fonte: Shutterstock/ranjith ravindran

O Ibovespa iniciou o pregão desta sexta-feira (9) em alta, avançando 0,61%, aos 163.932 pontos, em um ambiente de cautela. Os investidores repercutem a divulgação de indicadores econômicos no Brasil e nos Estados Unidos, avanços no acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, além de uma agenda de notícias corporativas e de commodities. 

No cenário doméstico, o IBGE informou que o IPCA de dezembro de 2025 subiu 0,33%, acelerando em relação a novembro (0,18%), mas abaixo da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,35%. Com o resultado, a inflação acumulada de 2025 fechou em 4,26%, ligeiramente inferior à estimativa de 4,30% e abaixo dos 4,83% registrados em 2024, sinalizando desaceleração na comparação anual. Ainda assim, o índice permaneceu próximo ao centro da meta de inflação, atualmente fixada em 3,0%, e dentro do intervalo de tolerância de ±1,5 ponto percentual. O IPCA é o principal indicador utilizado pelo Banco Central na condução da política monetária, com a taxa Selic em 15% ao ano. 

O relatório Payroll indicou arrefecimento do mercado de trabalho dos Estados Unidos em dezembro. A economia americana criou 50 mil vagas de emprego não agrícolas, abaixo das expectativas do mercado, enquanto a taxa de desemprego subiu para 4,4%. O contingente de desempregados permaneceu próximo de 7,5 milhões, sinalizando um mercado ainda resiliente, porém menos dinâmico do que ao longo de 2024.  

Também no cenário internacional, países da União Europeia aprovaram nesta sexta-feira um acordo comercial com o Mercosul, abrindo caminho para a assinatura, já na próxima semana, do maior tratado de livre-comércio da história do bloco europeu. A decisão foi tomada em reunião de embaixadores em Bruxelas, apesar da oposição da França e de outros países, e encerra 26 anos de negociações entre a Comissão Europeia e Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 

No noticiário corporativo, a Justiça dos Estados Unidos reconheceu o processo de liquidação do Banco Master, conforme decisão assinada pelo juiz Scott M. Grossman após audiência na Corte. Paralelamente, a defesa de Daniel Vorcaro, controlador da instituição, solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de um processo de conciliação sobre a liquidação do banco. Já o GPA (PCAR3) informou que o vice-presidente financeiro, Rafael Russowsky, renunciou ao cargo, que será acumulado interinamente pelo presidente-executivo Alexandre de Jesus Santoro, recém-empossado, segundo fato relevante. 

No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em alta, com investidores avaliando declarações do ex-presidente Donald Trump sobre o Irã e medidas do governo americano relacionadas às exportações e ao setor energético da Venezuela. O Brent subia 0,47%, a US$ 62,27 o barril. Já o minério de ferro fechou em queda pelo segundo dia consecutivo na China, pressionado pelo aumento dos estoques portuários, embora expectativas de melhora na demanda tenham garantido ganho semanal. O contrato em Dalian recuou 0,73%, a 814,50 iuanes (US$ 116,63). 

Por volta das 10h46, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Cogna (COGN3): +4,24%

• Cury (CURY3): +3,51%

• Fleury (FLRY3): +3,23%


Baixas

• Brava Energia (BRAV3): -2,46%

• Assaí (ASAI3): -1,77%

• Pão de Açúcar (PCAR3): -1,51%


Confira a evolução do Ibovespa:

*Até o dia 09/01 às 10h46

• Segunda-Feira (05): +0,83%

• Terça-Feira (06): +1,11%

• Quarta-Feira (07): -1,03%

• Quinta-Feira (08): +0,59%


Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.