Lula confirma Haddad no Ministério da Fazenda a interlocutores, diz jornal

A informação foi publicado pelo Valor Econômico nesta sexta-feira (2)

Foto: Shutterstock/Salty View

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a alguns de seus interlocutores que Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, será o novo nome a comandar a Fazenda a partir de 2023.

A informação foi publicado pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (2). Haddad tem atuado junto ao time de economia na transição de governo e também representou Lula em um evento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) na semana passada, junto ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O nome do ex-prefeito da capital paulista tem circulado nas últimas semanas, o que trouxe uma certa desconfiança ao mercado financeiro. Para analistas, o mais indicado seria a nomeação de um nome técnico e alinhado com as pautas de empresários e agentes financeiros. 

Nesse encontro na Febraban, por exemplo, Haddad falou da necessidade de “reconfigurar” o orçamento público e destacou que houve uma piora da qualidade da despesa nos últimos anos, criticando sutilmente o teto de gastos.

“O teto de gastos, embora reputado como o que garantiu que a inflação não voltasse (mais alta), não conseguiu inibir a piora do gasto público”, disse na ocasião.

O jornal também afirmou que Lula já definiu algumas outras indicações para seu governo. Dentre elas, estariam o atual embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para o comando do Itamaraty, e o senador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PSB), para a o Ministério da Defesa.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.