Após três meses de deflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mostrou avanço de 0,59% em outubro, após três meses de queda. O dado veio um pouco acima do esperado por analistas de mercado, que projetavam uma alta de 0,49%, segundo a Broadcast.
O indicador foi divulgado nesta quinta-feira (10) pelo IBGE. Com o resultado do mês passado, o índice acumula alta de 4,70% no ano e de 6,47% em 12 meses.
De acordo com o órgão, o grupo vestuário teve a alta mais intensa ao subir 1,22%, mas o maior impacto no IPCA foi o aumento de preços em alimentos e bebidas, com crescimento de 0,72% e impacto de 0,16 ponto no avanço do índice cheio.
“Na sequência das maiores influências estão os grupos de saúde e cuidados pessoais (1,16% e 0,15 p.p.) e transportes (0,58% e 0,12 p.p.)”, apontou o IBGE no material de divulgação do índice.
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Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta no mês. Somente comunicação registrou deflação de 0,48% no período.
Quando se olha os dados mais detalhados, os maiores impactos individuais no IPCA foram passagens aéreas, higiene pessoal e planos de saúde.
“A alta nos alimentos foi puxada pela alimentação no domicílio (0,80%), com batata-inglesa (23,36%) e tomate (17,63%) contribuindo, juntas, com 0,07 p.p do resultado total do mês”, destacou o IBGE. “O grupo também registrou aumentos na cebola (9,31%) e nas frutas (3,56%). Entre as quedas, destaque para o leite longa vida (-6,32%), que já havia recuado 13,71% em setembro, e o óleo de soja (-2,85%), que marcou a quinta queda consecutiva.”
O grupo transportes registrou aumento de preços de 0,58% em outubro. “Além do aumento da passagem aérea, de 27,38%, também foi importante o recuo no preço dos combustíveis, de 1,27%, menos intenso do que no mês anterior, quando a queda foi de 8,50%”, ressaltou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.
Em vestuário, o principal impacto veio dos preços das roupas masculinas (1,70%) e das roupas femininas (1,19%). “Esse aumento tem acontecido desde a retomada do isolamento”, declarou Kislanov.