Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

IPCA cai 0,29% em setembro, no terceiro mês de deflação

Queda de preços no mês foi um pouco menor do que o esperado; inflação acumulada em 12 meses sobe 7,17% 

Foto: Shutterstock

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro registrou queda de 0,29%, na terceira deflação consecutiva, movimento que não acontecia desde o período entre julho e setembro de 1998, quando o país enfrentava uma recessão.

O recuo do indicador veio menor do que o esperado pelo mercado – analistas ouvidos pela Broadcast acreditavam em uma queda de 0,32% – e  mostra perda de ritmo do processo de deflação. Em julho, a queda foi de 0,68%, e em agosto, de 0,36%.

A inflação acumulada no ano ficou em 4,09%; nos últimos 12 meses, a alta de preços é de 7,17%.

O maior impacto sobre o índice geral, segundo o IBGE, foi o grupo transportes, que recuou 1,98%, pela terceira vez consecutiva.

“Os combustíveis e, principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA. Em julho, o efeito foi maior por conta da fixação da alíquota máxima de ICMS, mas, além disso, temos observado reduções no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras, o que tem contribuído para a continuidade da queda dos preços”, afirmou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, em material de divulgação do levantamento.

Outro impacto forte sobre a inflação foi do grupo alimentação e bebidas, que passou de alta de 0,24% em agosto para uma queda de 0,51% em setembro. O destaque no grupo foi alimentação no domicílio, com queda de 0,86%.

“Os alimentos vinham apresentando crescimento desde o começo do ano, inclusive altas fortes em março (2,42%) e abril (2,06%). Essa queda de setembro é a primeira desde novembro de 2021 (-0,04%)”, afirmou Kislanov.

De acordo com o IBGE, os produtos que mais impactaram a queda nos preços dos alimentos foram o leite longa vida (-13,71%) e o óleo de soja (-6,27%).

A prévia do indicador, o IPCA-15, já havia mostrado uma deflação de 0,37%, mostrando que, além de combustíveis, a redução nos preços chegou também a alimentos e alguns serviços, como telecomunicações.

Saiba mais:
Queda do IPCA-15 reforça decisão de BC interromper alta da Selic; juros futuros caem

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.