Copom, Santander e Cielo e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Mercado ainda acompanha dados do IBGE sobre produção industrial de dezembro

Gabriel Tomé

Gabriel Tomé

A partir das 18h30 desta quarta (2), todos os olhos do mercado estarão voltados para a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) sobre a nova taxa básica de juros da economia, a Selic. Mais especificamente, para o comunicado que acompanha a decisão, que deverá trazer os próximos passos para a política monetária.

A maior parte dos economistas aposta que a taxa aumentará 1,5 ponto percentual nesta reunião, o que levaria os juros a 10,75%, maior patamar desde abril de 2017. A dúvida é se, pressionado pela inflação que não dá trégua e pela alta de juros iminente nos EUA, o colegiado indicará que manterá o ritmo nas próximas reuniões, em março e maio.

Leia mais

O risco é exagerar na dose e comprometer a atividade econômica sem maiores benefícios para conter a inflação. Às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) de dezembro, mostrando como a indústria se comportou no finalzinho de 2021.

Um pouco depois, às 10h15, sai o relatório ADP de emprego no setor privado nos Estados Unidos, dado que também será acompanhado com atenção como um sinal do nível de atividade na maior economia do mundo.

Às 12h30, o DoE (Departamento de Energia americano) informa os estoques de petróleo bruto atualizados, dado que pode mexer com a cotação da commodity e com os preços de ações como Petrobras.

Os investidores ainda devem reagir aos dados do CPI (índice de preços ao consumidor) da Zona do Euro em janeiro, que atingiu o recorde de 5,1% em janeiro e acelerando em relação a dezembro. O número coloca mais pressão para o BCE (Banco Central Europeu) elevar a taxa de juros na reunião desta quinta (3).

Cielo e Santander

Antes da abertura do mercado, os investidores acompanharão os resultados do quarto trimestre do Santander. Após o fechamento, será divulgado o balanço da Cielo.

Nos EUA, a Meta (Facebook) divulga seus resultados também após o encerramento dos negócios do dia.

Bolsas em alta

As bolsas internacionais operavam em alta na manhã de hoje. Por volta das 07h55, o índice Euro Stoxx, um dos principais da Europa, subia 0,46%.

Os contratos futuros americanos também operavam no verde. O Dow Jones crescia 0,16%, o S&P 500 marcava alta de 0,74% e o Nasdaq registrava crescimento de 1,39%, impulsionado pela forte alta das ações da Alphabet, que saltavam mais de 10% após divulgação de balanço na noite desta terça (1º).

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.