Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Banco Mundial eleva projeção do PIB brasileiro para 4,5%

No relatório de perspectivas econômicas, a instituição prevê que o consumo das famílias brasileiras será influenciado por uma nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial

O Banco Mundial elevou sua projeção para o crescimento da economia brasileira em 2021, passando de 3% para 4,5%.

No relatório de perspectivas econômicas divulgado nesta terça-feira, 8, a instituição prevê que o consumo das famílias brasileiras será influenciado por uma nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial.

Por outro lado, o banco ressalta que as transferências previstas para este ano devem ficar em um patamar bem menor do que em relação a 2020.

Para 2022, o Banco Mundial acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil fique em 2,5% – mesma projeção do último relatório disponibilizado pela entidade.

Economia global

O documento revela ainda que a instituição financeira espera que a economia mundial suba para 5,6% ao final de 2021. O crescimento se deve, principalmente, à rápida recuperação de alguns países.

Contudo, muitos mercados emergentes e economias em desenvolvimento continuam sofrendo com os impactos negativos da pandemia de covid-19.

“Embora haja sinais de recuperação global, a pandemia continua a infligir pobreza e desigualdade às pessoas em países em desenvolvimento em todo o mundo”, disse em nota o presidente do Banco Mundial, David Malpass.

Entre as principais economias, a expansão dos Estados Unidos deve chegar a 6,8% em 2021, refletindo o apoio fiscal em grande escala e a redução das restrições à pandemia.

Já para a China, a expectativa é de que o PIB do país suba para 8,5% ao fim deste ano, em reflexo à liberação da demanda reprimida, segundo a entidade.

Foto: Getty Images

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.