Navegue:
Avanço do PIB do G-20 desacelera e Brasil tem um dos piores resultados no 2T21

Avanço do PIB do G-20 desacelera e Brasil tem um dos piores resultados no 2T21

O país é o único entre as grandes economias a registrar tendência de desaceleração do crescimento

PIB - Brasil (Foto de Agência Brasil)

Foto: Agência Brasil

Por:

Compartilhe:

Por:


A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do G-20, grupo que compreende as 20 maiores economias do mundo, cresceu 0,4% entre abril e junho de 2021 frente ao primeiro trimestre deste ano.

O resultado indica desaceleração em relação ao primeiro trimestre, em que o PIB cresceu 0,9% ante o trimestre anterior. A organização ressalta as diferenças de desempenho entre os países que compõem o G-20.

O Brasil teve o terceiro pior desempenho no período, com variação praticamente estável de -0,1%. A taxa se repete na comparação com o quarto trimestre de 2019, indicando que a economia está praticamente no nível de antes da pandemia. O país é o único entre as grandes economias a registrar tendência de desaceleração do crescimento.

Três das maiores economias do mundo apresentaram contração do PIB no período em análise. A Índia registrou queda de 10,2% ante crescimento de 2,3% no trimestre anterior. No Canadá, a baixa foi de 0,3%, após aumento de 1,4% entre janeiro e março. No Brasil, o recuo foi de 0,1% frente alta de 1,2% no primeiro trimestre do ano.

O destaque no período foi do Reino Unido, com maior desempenho entre abril e junho, registrando alta de 4,8%, após queda de 1,6% no trimestre anterior.

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: