Copasa (CSMG3) reduz projeção de investimentos, o que fortalece o caixa; ponto positivo

Decisão deve trazer maior flexibilidade no caixa da empresa, mas ações podem reagir com pouco entusiasmo dada a proximidade das eleições

Foto: Divulgação / Copasa

O conselho de administração da Copasa (CSMG3), companhia de saneamento de Minas Gerais, aprovou uma revisão no valor de seu programa de investimentos para 2022, de R$ 1,395 bilhão para R$ 1,165 bilhão.

Em comunicado enviado ao mercado na noite de quarta-feira (31), a empresa explicou que o valor remanescente será distribuído pelos próximos anos, de modo a garantir o atendimento da meta de universalização estabelecida pelo Novo Marco do Saneamento.

O marco prevê que praticamente toda a população tenha acesso a água potável e que 90% dos brasileiros seja atendido por serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

O que achamos?

Após a chegada do novo presidente da companhia, Guilherme Duarte, no final de junho, era esperada uma mudança na rota dos planos para a empresa, que deve passar a priorizar contratos já existentes.

O plano da Copasa prevê priorizar contratos com maior rentabilidade, oferecendo melhor qualidade de serviços para estas cidades. A redução do guidance de investimentos, por tanto, está de acordo com o esperado pelo mercado.

A diminuição do investimento projetado pode ser um ponto positivo para empresa, que busca lidar com os altos custos, fruto da alta inflação no país, ao mesmo tempo em que tenta manter o caixa mais robusto e flexível para suas atividades operacionais.

Como mercado deve reagir?

Os investidores devem reagir com cautela ao anúncio da Copasa, e a expectativa é que as ações abram o pregão em leve alta.

Mesmo que a decisão sobre os investimentos possa beneficiar a empresa, o mercado está preocupado com as potenciais consequências das eleições, que trazem maiores riscos de governança e aumentam a incerteza quanto à privatização da empresa.

As ações da Copasa acumulam alta de 11% no ano.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.