Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Pós Copom, PIB nos EUA, balanços de Vale e Petrobras e o que você precisa saber para investir bem hoje

Investidores acompanham ainda a votação da PEC dos precatórios, que foi adiada para hoje

O dia promete ser cheio. Nesta quinta, dia 28, os investidores repercutirão a decisão do Copom de ontem, o adiamento da votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios e a divulgação do IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) de outubro.

Nos EUA, saem o PIB do terceiro trimestre e a atualização dos pedidos de auxílio desemprego.

Após o fechamento do mercado, Vale e Petrobras divulgam seus balanços.

Pós Copom 

Os investidores repercutem nesta quinta a decisão de ontem do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). O colegiado entregou nesta quarta o que uma parte relevante do mercado esperava: uma alta de 1,5 ponto na taxa básica, a Selic, e a sinalização de aumento igual na próxima reunião.

A pergunta que fica é: esse ritmo será suficiente para controlar as expectativas de inflação e a curva de juros, pressionadas pela deterioração do cenário fiscal?

Analistas acreditam que o atual ciclo de alta dos juros só terminará com a taxa em dois dígitos, sob pena de o BC não conseguir entregar nem a meta de inflação de 2023.

“Dados os recentes riscos fiscais, acreditamos que a taxa Selic alcançar 9,75% por ano, como mostram as previsões de mercado, provavelmente não será suficiente para entregar a inflação no alvo em 2023 (2022 parece fora de alcance neste momento)”, afirmou o economista e ex-diretor do BC, Alexandre Schwartsman, em relatório. “Nós esperamos agora que a taxa atinja acima de 10% no final do ciclo.”

PEC dos precatórios

Na noite de ontem, em meio à tentativas de obstrução da oposição e baixo quórum, a Câmara adiou a votação da PEC dos precatórios — a expectativa é que a votação aconteça na próxima quarta, após o feriado. A proposta prorroga o pagamento dessas dívidas das quais a União não pode mais recorrer e altera o teto de gastos, abrindo mais espaço para despesas no Orçamento de 2022.

IGP-M

Em meio a preocupações com a disparada da inflação, a FGV divulgou na manhã desta quinta o primeiro índice cheio de outubro, o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado): após deflação de 0,64% em setembro, o indicador voltou a subir 0,64% em outubro.

Os dados de variação de preços são acompanhados com atenção pelos mercados, já que ajudam o Banco Central a decidir o ritmo de ajuste na taxa básica da economia.

PIB dos EUA no terceiro tri

Às 9h30, saem os dados do comportamento da economia americana no terceiro trimestre, assim como o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego no país em outubro.

Resultado do Tesouro 

Às 14h30, será informado o resultado do Tesouro em setembro, com dados sobre o resultado primário.

Balanços para ficar de olho

Antes da abertura do mercado, Gol (GOLL4) divulga seus resultados do terceiro trimestre. Após o fechamento, é a vez de Grendene (GRDN3), Petrobras (PETR4), Fleury (FLRY3), Alpargatas (ALPA4), Arezzo (ARZZ3), Paranapanema (PMAM3), Vamos (VAMO3), Vale (VALE3) e Suzano (SUZB3).

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.