Navegue:
PEC dos precatórios, caminhoneiros, decisão do Fed e balanços de bancos; o que saber para investir bem na semana

PEC dos precatórios, caminhoneiros, decisão do Fed e balanços de bancos; o que saber para investir bem na semana

Preocupações fiscais e resultados corporativos devem dar o tom dos mercados

pexels
Por:

Compartilhe:

Por:

Achou as duas últimas semanas agitadas? Pois os próximos dias, apesar do feriado de Finados, também prometem muita volatilidade, com a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios, risco de paralisação dos caminhoneiros, decisão do Fed (o banco central dos EUA) sobre os juros americanos e uma bateria de balanços de resultados do terceiro trimestre.

Ainda serão conhecidas as novas apostas dos analistas do Boletim Focus para juros, câmbio, inflação e PIB (Produto Interno Bruto), a produção industrial de setembro, que será divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e decisões de política monetária na Zona do Euro e no Reino Unido.

O campo fiscal deve continuar dando o tom dos mercados, com os investidores receosos sobre os possíveis jabutis que serão incluídos na PEC dos precatórios (ou seja, aqueles “contrabandos” usados pelos congressistas para incluir no texto temas sem relação com o projeto original) e com a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial por meio de nova decretação de estado de calamidade.

No final de semana, em Roma, onde participou de encontro do G20, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que existe uma alternativa para financiar o Auxílio Brasil, novo programa do governo, que não a PEC. Ele também voltou a criticar a Petrobras, dizendo que a estatal é “um problema”. No dia seguinte, Paulo Guedes disse que a PEC é o plano A (lembrando que a falta de definição é uma das preocupações dos investidores).

Outra ameaça na mesa é a chance de greve dos caminhoneiros, que foi chamada para acontecer já a partir desta segunda e que vem sendo ampliada com o apoio de centrais sindicais, segundo reportagem do Valor.

Ao mesmo tempo, o mercado se debruçará sobre os resultados trimestrais de pesos pesados como Itaú Unibanco e Bradesco e de ações queridinhas como Magalu e PetroRio. Em outubro, as instabilidades derrubaram a Bolsa em 7% e elevaram o dólar em 3,9%. O mercado está de dedos cruzados para novembro trazer notícias melhores.

  • Segunda-feira

Boletim Focus

Às 8h30, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com as expectativas de analistas para dólar, inflação, juros e PIB (Produto Interno Bruto).

Índice de gerente de compras industrial do Brasil e EUA

O HSBC divulga às 10h o PMI (índice de gerente de compras) da indústria em outubro. A pesquisa dará aos investidores uma ideia de como está a atividade econômica neste final de ano. Às 11h45, é a vez da Markit divulgar o mesmo indicador para os Estados Unidos.

Balança comercial de outubro 

A Secretaria Especial de Comércio Exterior divulga às 15h a balança comercial de outubro.

  • Terça-feira

Índice de gerente de compras de serviços da China

Às 22h45, a Caixin informa o PMI (índice de gerente de compras) de serviços da China em outubro.

  • Quarta-feira

Índices de inflação de outubro

Índices que serão divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) darão uma ideia de como se comportou a inflação no mês passado: às 5h, sai o IPC (Índice de Preços ao Consumidor e, às 8h, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal).

Vendas de carros

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulga as vendas de veículos de outubro.

Emprego privado nos EUA e taxa de desemprego na Zona do Euro 

Duas estatísticas importantes mostrarão a situação do mercado de trabalho nos Estados Unidos e na Zona do Euro. Às 7h, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o Eurostat, informa a taxa de desemprego nos países da região em setembro, e às 9h15 saem os dados de emprego no setor privado dos EUA em outubro.

Decisão do Fed

Os mercados do mundo todo estarão atentos à decisão do Fed sobre a taxa de juros nos EUA, às 15h, e acompanharão o discurso do presidente do BC americano, Jerome Powell, às 15h30. Investidores buscam pistas de como e em qual ritmo ocorrerá a redução dos estímulos à atividade econômica na maior economia do mundo.

Votação da PEC dos precatórios 

Na semana passada, a votação da PEC dos precatórios, que altera o teto de gastos e prorroga o pagamento de parte dessas dívidas, foi adiada para hoje.

Balanços para ficar de olho

Antes da abertura do mercado, a CSN Mineração (CMIN3), a CSN (CSNA3) e a Marcopolo (POMO3) divulgam seus resultados para o terceiro trimestre. Após o fechamento, será a vez de Magalu (MGLU3), Ultrapar (UGPA3), Dimed (PNVL3), Pão de Açúcar (PCAR3), Iochp-Maxion (MYPK3), Pague Menos (PGMN3), Cielo (CIEL3), Itaú Unibanco (ITUB4), AES Brasil (AESB3), AES TIETE (TIET11) e PetroRio (PRIO3).

  • Quinta-feira

Produção industrial de setembro

O IBGE informa logo pela manhã, às 9h, sua Pesquisa Industrial Mensal. Em agosto, o setor registrou retração de 0,7% na comparação com julho, caindo pelo terceiro mês consecutivo.

Índice de gerente de compras de serviços

Às 9h, o HSBC informa o PMI (índice de gerente de compras) de serviços em outubro.

Taxa de juros do Reino Unido 

Às 9h, o BoE (BC do Reino Unido) decide a taxa de juros do país.

Pedidos de auxílio desemprego nos EUA

Às 9h30, os Estados Unidos divulgam o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego no país.

Balanços para ficar de olho

Antes da abertura do mercado, ABC Brasil (ABCB4), CSU Cardsyst (CARD3) e Embraer (EMBR3) divulgam seus resultados do terceiro trimestre. Após o fechamento, será a vez de Eneva (ENEV3), SãoCarlos (SCAR3), BR Propert (BRPR3), Bradesco (BBDC4), Banco Pan (BPAN4), Minerva (BEEF3), Burger King ((BKBR3), Brasil Agro AGRO3), Engie Brasil (EGIE3), JHSF (JHSF3) e Brasil Agro (AGRO3).

  • Sexta-feira

Relatório de emprego e crédito ao consumidor nos EUA

Às 9h30, a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BLS) dos Estados Unidos divulga o Relatório de Emprego, com a taxa de desemprego no país em outubro. Às 16h, será a vez do Fed informar dados sobre o comportamento do crédito na maior economia do mundo em setembro.

Balanços para ficar de olho 

Após o fechamento do mercado, divulgam seus resultados do terceiro trimestre: M. Dias Branco (MDIA3), Jereissati (JPSA4), Iguatemi (IGTA3) e Recrusul (RECSL4).

Compartilhe: