IBC-Br registra queda de 0,20% em dezembro, melhor que o esperado pelo mercado

Fonte: Shutterstock/Diego Grandi

Em dezembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 0,20% na série com ajuste sazonal, informou o Banco Central. Apesar da queda, o resultado veio melhor do que o esperado pelo mercado, que projetava retração de 0,50%. No acumulado do trimestre, o indicador registrou expansão de 0,40%.

Divulgado mensalmente, o IBC-Br é considerado uma sinalização antecipada do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Mais do que uma simples “prévia do PIB”, o indicador funciona como um termômetro da atividade econômica, servindo de referência para acompanhar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Na abertura setorial, a agropecuária avançou 2,30% no mês e 2,80% no trimestre. A indústria apresentou alta de 0,30% na comparação mensal, mas acumulou queda de 0,20% no trimestre. O setor de serviços recuou 0,30% em dezembro, enquanto no trimestre registrou crescimento de 0,50%. Já os impostos caíram 0,20% no mês e subiram 0,30% no acumulado trimestral.

Na série sem ajuste sazonal, o IBC-Br cresceu 3,10% em dezembro. No trimestre, a alta foi de 1,70%, enquanto no acumulado do ano e em 12 meses o indicador avançou 2,50%.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 19 de fevereiro

Nesta quinta-feira (19) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 06:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.