Acordo entre EUA e China está próximo, afirma assessora da Casa Branca

Donald Trump e Xi Jiping

A assessora da Casa Branca, Kellyanne Conway, disse nesta terça-feira, 26, que os Estados Unidos e a China estão próximos de concordar com a primeira fase de um acordo comercial. No entanto, restam resolver três dos maiores pontos de discordância entre as duas maiores economias globais. As informações são da Reuters.

Em entrevista à Fox News, Conway disse que os EUA estão bem próximos de um acordo e que a primeira fase é “significativa”. “Mas o presidente quer fazer isso em fases, em partes provisórias, porque é um acordo comercial muito grande e histórico”, detalhou ao jornal.

No mês passado, o presidente norte-americano Donald Trump disse esperar se debruçar sobre a segunda fase das negociações quando a primeira etapa fosse finalizada.

De acordo com Trump, a segunda fase seria focada sobre a reclamação por parte dos EUA em relação ao “roubo” de propriedade intelectual, uma vez que a China força as companhias norte-americanas a transferir sua tecnologia para rivais chineses.

Apesar de a assessora da Casa Branca afirmar que Trump sempre aguarda pelo melhor acordo, autoridades de Pequim alegam não esperar a negociação da fase dois antes da eleição nos Estados Unidos em novembro de 2020.

Foto: AP