A bolsa brasileira está cara?

Hey, Tripulantes! O Índice Bovespa opera nesta sexta-feira, 13, próximo de sua máxima histórica acima dos 104 mil pontos até o meio dia. Isso pode gerar no investidor o sentimento de que as ações da bolsa brasileira estão caras para entrar neste momento. Algo diferente pode ser observado quando vemos o índice em dólar.

O preço justo das ações é muito discutido e há muitas maneiras de avaliar se elas estão de fato caras ou não. Uma forma de se checar isso é verificando quantas vezes o preço da ação da empresa está maior que seu lucro gerado por ativo, por exemplo. Outra forma seria comparar se o Dividend Yield (a taxa do dividendo distribuído pelo preço da ação) está acima ou abaixo da taxa de juros referência de mercado.

Nos dois casos, há muita dificuldade de se avaliar se a referência está boa ou se as condições da economia ou do setor estão mudando para acomodar uma nova dinâmica.

Apesar disso tudo, da ótica do investidor estrangeiro, a bolsa brasileira está longe das máximas históricas. Mas como podemos verificar isso?

Pelo TradeMap, podemos ver qualquer ativo de mercado em outras moedas! Ao abrir um ativo, como o IBOV, se tocarmos no botão da Chave Inglesa no gráfico, temos a opção de Alterar Moeda.

Veja como, no gráfico do Ibovespa em dólar, bolsa brasileira ainda está 43% mais “barata” do que sua máxima em 2008!