Os investidores repercutem nesta sexta-feira (3) a possibilidade de mais um drible no teto de gastos, mecanismo que limita o aumento de despesas à inflação, dados do comportamento da indústria brasileira em abril e o payroll nos EUA, com informações sobre o mercado de trabalho americano em maio.
O jornal Folha de S. Paulo afirma em reportagem que integrantes do governo Jair Bolsonaro avaliam a possibilidade de aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para autorizar novas despesas fora do teto, como forma de combater os efeitos da alta dos preços dos combustíveis em ano eleitoral.
A possibilidade seria uma alternativa a um decreto de calamidade que permitiria mais gastos, outra alternativa que vinha sido defendida na alta política do governo mas que tem a oposição do Ministério da Economia.
Saiba mais:
Sociedade vai ter que escolher nas eleições qual tamanho de Estado quer, diz Funchal
No final do ano passado, o Congresso já aprovou mudanças no cálculo do mecanismo, considerado a âncora fiscal do país. A questão preocupa o mercado porque em um cenário de descontrole de gastos, investidores pedem juros cada vez mais elevados para investir nos títulos públicos do governo, o que tende a retrair o consumo e refrear a atividade econômica.
Payroll nos EUA
Os investidores ainda estão de olho em dados do mercado de trabalho americano em maio, com a divulgação logo mais, às 9h30, do payroll, relatório divulgado pela BLS (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos).
A expectativa de analistas ouvidos pela Reuters é de criação de 325 mil vagas no mês passado. Além da inflação, o Federal Reserve, o banco central americano, toma decisões olhando também o mercado de trabalho, e por isso os dados são olhados com lupa pelo mercado.
Na semana passada, a autoridade monetária dos EUA indicou, na ata da última reunião, que vê mais duas altas de 0,50 pontos nos juros americanos nas próximas reuniões, cenário que acalmou os investidores que já apostavam em aumentos ainda maiores.
Leia mais:
Ata do Fed: dirigentes veem pelo menos mais duas altas de 0,50 ponto
Indústria em abril
Logo mais, às 9h, o IBGE divulga a primeira pesquisa de atividade de abril, a da indústria. Para analistas de mercado, a Pesquisa Industrial Mensal deve mostrar leve alta de 0,1%, ou seja, quase uma estabilidade na comparação com março.
Leia mais:
PIB traz surpresas negativas, apesar da força de serviços; entenda
O número ajudará os investidores a terem uma ideia do comportamento da economia no início do segundo trimestre do ano. Nesta quinta (2), o IBGE informou que o PIB (Produto Interno Bruto) avançou 1% no primeiro trimestre, número que veio abaixo do esperado pelo mercado.
Mercados internacionais
Os índices futuros americanos operam no vermelho nesta manhã. Por volta das 8h, o Dow Jones caía 0,32%, o S&P 500 recuava 0,51% e o Nasdaq estava em queda de 0,88%.
No mesmo horário, o Euro Stoxx 500 estava em alta de 0,13%.