Vendas no varejo caem 0,1% em dezembro, aponta IBGE

Vendas no varejo caem 0,1% em dezembro, aponta IBGE - foto de Unsplash

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira, 12, que as vendas no varejo reportaram uma queda de 0,1% em dezembro frente a novembro do ano passado, na série com ajuste sazonal.

No acumulado de 2019, o IBGE apontou que o setor cresceu 1,8% e fechou o terceiro ano consecutivo de taxas positivas, embora houve uma desaceleração em comparação a 2017 e 2018, de 2,1% e 2,3%, respectivamente.

Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio mostram que em relação ao ano de 2018, houve avanço de 2,6% nas vendas, sendo que o comércio varejista demonstrou mais dinamismo no segundo semestre de 2019, atingindo 3,3%, do que no primeiro, quando registrou 0,6%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

“A presença de recurso livre adicional devido a liberação dos saques nas contas do FGTS a partir do mês de setembro e a melhoria na concessão de crédito à pessoa física são alguns fatores que podem ter influenciado esse resultado no segundo semestre”, explica Isabella Nunes, gerente da pesquisa.

Seis das oito atividades pesquisadas no comércio varejista tiveram taxas negativas de novembro para dezembro, sendo que o que mais pesou no índice geral foi o recuo em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,2%).

“Essa atividade, que tem peso de 44% no total do varejo, foi particularmente afetada pelo comportamento dos preços das carnes”, afirma Isabella.

Varejo ampliado

Quanto ao varejo ampliado, que inclui atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,8% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal.

Segundo o IBGE, o resultado foi impactado pelo recuo de 4,0% em veículos, motos, partes e peças e de 1,1% em material de construção.

Foto: Unsplash

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp