Itaú lança ETF focado em small caps

Itaú, foto divulgação

O Itaú lançou ontem (3) o 12° ETF na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, focado no segmento de small caps – ações de empresas de menor capitalização. O fundo de índice, denominado It Now Small Fundo índice, é negociado sob o código “SMAC11” e replica a carteira teórica do Índice de Small Caps (SMLL).

→ Leia também: o que são ETFs?

“Faltava um índice que conseguisse captar bem essa retomada do mercado. Nos últimos cinco anos, o SMLL vem batendo o Ibovespa e, com perspectivas de retomada da economia, essas empresas respondem melhor ao mercado e têm maior potencial”

Disse Eduardo Torrescasana, especialista em portfólio da Itaú Asset.

Torrescasana ainda explica que o índice de small caps tem mais companhias voltadas ao mercado interno e, por isso, consegue capturar melhor o crescimento do Brasil. Em 2019, o SMLL avançou 58,20%, enquanto o IBOV cresceu 31,58%.

O novo ETF do Itaú foi lançado a R$ 70 por cota e é similar ao oferecido pela gestora americana BlackRock, negociado sob o ticker “SMAL11”. Entretanto, a taxa de administração do banco, de 0,50% ao ano, é menor do que a do concorrente, de 0,69% a.a.

Além disso, o produto do banco permite que até 50% do portfólio seja destinado ao aluguel de ações, enquanto na BlackRock o potencial de aluguel é de 30%.

“Agora temos um portfólio mais completo de ETFs, com fundos que replicam o Ibovespa, o IBX-50, o índice de dividendos, de materiais básicos, o setor financeiro, investimentos no exterior e agora também oportunidade de investimento em ações de menor capitalização”, finalizou Torrescasana.

SMLL

Às 14h45, o SMLL avançava 1,76% no pregão desta terça-feira, 4. Acompanhe o Índice de Small Caps (SMLL) em tempo real com o TradeMap.

Small Caps, às 14h45, no TradeMap
Índice de Small Caps (SMLL), às 14h45, no TradeMap

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp