Trump pode sofrer inquérito formal de impeachment, segundo jornal

Donald Trump american flag

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será alvo de um pedido de impeachment apresentado pela presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, segundo o Washington Post. A denúncia está relacionada à ligação telefônica entre Trump e o chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. As informações são da Reuters.

Na última sexta-feira, 20, a imprensa norte-americana noticiou que Trump pediu ao presidente ucraniano que investigasse se seu concorrente na próxima eleição, Joe Biden, havia usado seu cargo de vice-presidente indevidamente.

Biden é o principal pré-candidato democrata na corrida para as eleições presidenciais em 2020 e seu filho, conselheiro de uma companhia de gás ucraniana, também se tornou alvo da suposta investigação solicita por Trump, de acordo com informações da BBC Brasil.

A publicação, que saiu no jornal Wall Street Journal na semana passada, revela que o presidente dos EUA teria prometido algum benefício ao líder ucraniano. Segundo a fonte, que não foi identificada, Zelensky teria sido pressionado por Trump a investigar possíveis escândalos de Hunter Biden, filho de Joe.

Em contrapartida, Donald Trump afirmou nesta terça-feira que autorizou a liberação da transcrição completa de sua ligação telefônica com o líder ucraniano. Em sua conta oficial no Twitter, o presidente dos EUA diz:

“Autorizei para a amanhã a divulgação da transcrição completa, totalmente desclassificada e não reduzida da minha conversa telefônica com o presidente Zelensky, da Ucrânia”.

B3

O Ibovespa operou em queda no pregão de hoje. Junto com essa notícia está a informação de que a reforma da Previdência foi adiada aqui no Brasil para amanhã (25), às 16h.

Ibovespa
Ibovespa, às 17h, no TradeMap

Foto: Patrick Semansky, File