Como analisar os fundamentos de uma empresa?

Raw Pixel/Unsplash

Você já reparou que antes de comprarmos algum produto, na grande maioria das vezes, temos o costume de pesquisá-lo e compará-lo com itens similares? Na hora de comprar um celular, por exemplo, é quase certo que você vai analisar seu preço perante a concorrência e estudar se vale ou não a pena adquiri-lo.

Bom, no mercado financeiro não é muito diferente! Se trocarmos o celular por uma ação, é comum que um investidor faça todo processo de análise da empresa que pretende investir.

Afinal de contas, é dessa forma que o investidor terá uma noção básica se a empresa poderá gerar um bom retorno financeiro e tudo mais.

Agora que tal você aprender como analisar os fundamentos de uma empresa e onde encontrar tais informações? Ficou interessado? Então vamos lá!

O que são fundamentos de uma empresa?

Os fundamentos são uma espécie de base, ou seja, no mercado financeiro isso quer dizer que existem maneiras de você estudar as empresas e garantir, assim, certa segurança na hora de aplicar seu dinheiro.

Eles são divididos em:

→ Balanço patrimonial: apresenta um retrato da situação contábil, financeira e econômica da empresa durante um determinado período

→ DRE: a famosa sigla de Demonstração do Resultado de Exercício é um relatório que demonstra de forma sucinta as operações realizadas pela companhia

→ Fluxo de caixa: fornece informações sobre o que entrou ou saiu do caixa da empresa

E afinal, como analisar uma empresa?

O procedimento mais utilizado no mercado para analisar uma empresa é a análise fundamentalista. O próprio nome já dá uma dica de como é realizada essa tal análise, não? Pois bem, ela tem como base certos fundamentos que focam na saúde econômica e na potencial expansão financeira de uma determinada empresa.

Leia também: O que é a análise fundamentalista?

Existem algumas perguntas que você pode fazer durante o estudo de uma empresa. São elas:

  • A receita da companhia está crescendo?
  • Ela registra lucro?
  • Como anda essa companhia em relação aos seus concorrentes?

Outro ponto importante na hora de analisar uma empresa é colocar na ponta do lápis o lado macro e micro da companhia, como por exemplo:

Fundamentos macro e micro

E é aqui que muitos investidores ficam com dúvidas, pois onde é possível encontrar as respostas, afinal?

Onde analisar os fundamentos de uma empresa?

Notícia boa: a resposta é mais fácil do que parece, caro investidor. Com o TradeMap Premium é possível ter acesso a essas informações de forma rápida e prática.

Mas antes de tudo, se você ainda não é um usuário Premium, então faça o cadastro agora mesmo clicando aqui e tenha as melhores ferramentas do mercado financeiro!

Após entrar na conta do TradeMap, agora é só abrir a ação correspondente da companhia que você pretende investir e analisar os dados financeiros e de mercado na tela de lâmina. Dessa forma:

 

Viu? Na plataforma você encontra todos os dados consolidados de forma super prática! Agora é só aplicar as dicas que passamos e conferir se a empresa pode ser uma boa escolha no seu portfólio.

Foto: Raw Pixel/Unsplash

 

 

* Vale lembrar que as nossas postagens não apresentam nenhuma recomendação de investimento, hein! Estamos mostrando apenas todo o potencial do TradeMap!

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp