O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos caiu 0,5% em ritmo anualizado no primeiro trimestre de 2025, segundo a terceira estimativa do Departamento de Análise Econômica. No trimestre anterior, o PIB havia crescido 2,4%.
A queda foi impulsionada principalmente pelo aumento das importações, que reduzem o PIB, e pela diminuição dos gastos do governo. Esses fatores foram parcialmente compensados por altas nos investimentos e nos gastos dos consumidores.
Em relação à estimativa anterior, o resultado foi revisado para baixo em 0,3 ponto percentual, refletindo menores gastos dos consumidores e exportações, compensados parcialmente por uma revisão negativa nas importações.
As vendas finais reais para compradores domésticos privados — que somam o consumo das famílias e o investimento fixo privado — cresceram 1,9% no trimestre, abaixo da estimativa anterior de 2,5%.
Pela ótica da produção, a retração do PIB refletiu uma queda de 2,8% no valor agregado das indústrias produtoras de bens e de 0,3% nas de serviços. O setor governamental, por outro lado, teve expansão de 2,0%.
O Bureau of Economic Analysis divulgou às 9h30 a estimativa preliminar do PIB dos Estados Unidos.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.