Câmara dos Deputados aprova texto-base da reforma da Previdência em 2° turno

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de hoje, 7, o texto-base da reforma da Previdência em segundo turno, com 370 votos a favor e 124 contra, de acordo com informações da Agência Câmara Notícias. No primeiro turno, em 10 de julho, o texto foi aprovado com o placar de 379 a 131 votos, como aponta a Reuters.

Para ser aprovado, o texto-base precisava do apoio de, no mínimo, 308 de 513 deputados durante os dois turnos. A medida é necessária por se tratar de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Os destaques começam a ser votados hoje, e podem suprir pontos do texto ao decorrer do dia. Os temas ficam por volta de pensão de morte, abono salarial, aposentadorias conferidas a trabalhadores expostos a agentes nocivos, regras de transição, cálculo das aposentadorias e BPC (Benefício de Prestação Continuada). A expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é de a votação seja iniciada às 11h e termine por volta das 22h.

Após definir os destaques, o texto será encaminhado ao Senado. Entre as principais mudanças, estão a idade mínima para aposentadoria: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.