Caixa Econômica venderá ações da Petrobras

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal vai vender suas ações ordinárias da Petrobras. No total, serão vendidos 241,3 milhões de ativos, o que equivale a 1,85% do capital da companhia, segundo matéria publicada na Folha de S.Paulo. A operação deve levantar R$ 7,2 bilhões.

A estatal permanecerá com 36,3 milhões de ações preferenciais – que não possuem direito de voto, porém têm preferência no recebimento de dividendos.

De acordo com o jornal O Globo, desde o início do ano a Caixa informou que pretendia vender todos os papéis da petroleira. Segundo o portal do Brazil Journal, em fevereiro, a União se esforça para “enxugar” os bancos públicos e privatizar tudo o que for possível. Em abril, a companhia esperou a estabilização dos preços da Petrobras para que acertasse a oferta.

Aplicativo TradeMap

O valor da oferta foi calculado com base no preço das ações no dia 7 de junho, negociados a R$ 29,75, mas o preço final será determinado no dia 25 de junho, quando houver o “bookbuilding”, avaliação de demanda no mercado. A própria Caixa vai coordenar as operações de venda, com participação dos bancos UBS, Morgan Stanley, BofA Merril Lynch e XP Investimentos.