Varejo tem queda de 25,2% na última semana, alega Boa Vista

Equipe TradeMap

Equipe TradeMap

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A última semana do comércio varejista brasileiro, de 16 a 22 de março, teve uma queda de 25,2% em relação à semana anterior, de 9 a 15 de março, informou nesta quarta-feira, 25, a empresa de análise de crédito Boa Vista em meio à pandemia do Covid-19.

Os dados mostram que na comparação anual, ou seja, no mesmo período de 2019, a queda registrada foi de 9,5%.





Com isso, as medidas adotadas contra o novo coronavírus, que restringem a circulação de consumidores em todo o país, têm afetado o comércio nacional, diz a entidade.

A Boa Vista ainda aponta que, considerando apenas o último final de semana (de 20 a 22 de março), a queda registrada é ainda maior, atingindo 36,6% contra o final de semana anterior e 44,3% contra os dias 6 a 8 de março – na ocasião, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não havia decretado pandemia do vírus.

“As medidas restritivas, como o fechamento de lojas e a drástica redução na circulação de pessoas, têm causado um impacto significante nas vendas do comércio varejista, principalmente nas lojas físicas. As incertezas quanto à duração das restrições e o efeito destas sobre o mercado de trabalho já afetaram fortemente a confiança dos consumidores e devem continuar influenciando negativamente as decisões de consumo”, informou a Boa Vista.

O levantamento foi baseado em uma amostra de consultas realizadas pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) entre 6 a 22 de março.

Foto: Getty Images

Leia também:   Emissões de debêntures incentivadas chegam a R$ 1,9 bi em março

Tags:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp