Bolsas mundiais operam em queda após Fed rever perspectiva de inflação

Por aqui, temos o segundo dia de votação da MP de privatização da Eletrobras no Senado.

Logo Trademap

Por:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Por:

Um dia depois da decisão do Fed de manter a política monetária acomodatícia nos Estados Unidos, os futuros americanos abriram em queda nesta quinta-feira, 17. As bolsas europeias caminham no mesmo sentido de aversão ao risco, enquanto as asiáticas fecharam com resultados variados entre si. 

A decisão do Federal Reserve era esperada:  manter os juros entre 0% e 0,25% até 2022 e a compra de ativos na casa dos US$ 120 bilhões, pelo mesmo período. O mudou foram as projeções da autoridade monetária americana.





O presidente, Jerome Powell, reconheceu os riscos da inflação e afirmou que as autoridades já começaram uma discussão sobre a redução no ritmo de compra de ativos, porém deixou claro que não deve acontecer aumento imediato nos juros. 

Com isso, a nova posição do Fed indica alta de 1 p.p. na inflação de 2021, para 3,4%. Já para 2022, a perspectiva aponta para 2,1%, ante 2% projetado anteriormente. Outro ponto é o adianto no aumento das taxas. Até então a posição era de subir somente em 2024, agora, eles cogitam aumentar o juros entre 0,25% e 1,25% ao final de 2023. 

Leia também: Fed decide manter as taxas de juros e a compra de ativos

Vale lembrar que o índice de preços ao consumidor de maio já indicou um acumulado de inflação em 12 meses de 5%, maior do que o novo teto. Ou seja, é esperado uma queda da inflação no segundo semestre. 

Leia também:   Ibovespa cai cerca de 3% nesta tarde; confira as principais quedas e os destaques de alta

Na agenda econômica do dia temos a divulgação dos pedidos de seguro-desemprego semanal dos EUA e o índice de atividade industrial do Fed de Filadélfia mensal.

Do outro lado do mundo, a China mexe com os preços das commodities. Na quarta-feira, o país anunciou que liberará a exploração de metais industriais de suas reservas naturais como forma de regular o preço das commodities. Isso quando o dia já tinha sido intenso com a queda do minério de ferro devido ao aumento da oferta por produtores.





Depois de seis altas consecutivas, o preço da commodity perdeu força e caiu 3,51% no porto chinês de Qingdao. Mesmo assim, a valorização ao longo do ano segue superior a 30%. 

Leia também:   Ibovespa tem leve alta de 0,06% na 3ª feira; veja quais indicadores acompanhar hoje

Já o petróleo, mantém suas altas a todo o vapor. Ontem, o Departamento de Energia americano (DoE) divulgou que os estoques caíram em 7,3 milhões de barris, quando o esperado era 2,9 milhões. Com isso, o óleo tipo Brent fechou com valorização de 0,54%, embora o WTI tenha fechado estável (+0,04%). 

Cenário interno 

No brasil, o Banco Central promoveu sua terceira alta consecutiva na taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira, 16. Conforme o previsto, o Copom deliberou um aumento em 0,75 p.p., que elevou a Selic a 4,25% ao ano.

Em comunicado, o BC mostrou a intenção de dar sequência ao aperto monetário, com uma nova alta da mesma magnitude na próxima reunião, em agosto. 

Leia também:   Ibovespa cai 0,11% na 5ª feira e acumula queda de 6,6% em setembro; indicadores do EUA estão no radar hoje

Enquanto isso, na votação da MP de privatização da Eletrobras novos jabutis foram acréscidos à proposta, com conclusão adiada para hoje. Caso não seja aprovada pelo Congresso Nacional até a próxima terça-feira, 22, a medida perderá a validade.

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais

TradeMap + B3 apresenta! 🤩

Banner Curso Small Caps TradeMap Educa B3 compac