Como funciona o mecanismo de Circuit Breaker?

Bolsa de Valores, foto de Getty Images

Você já ouviu falar no termo Circuit Breaker? Caso não saiba o que significa, essa ferramenta é utilizada para interromper todas as operações da bolsa de valores quando há uma queda generalizada dos ativos.

Bom, agora você deve estar questionando o motivo de tal movimento brusco, não? Acontece que a interrupção de todas as operações na bolsa por meio do Circuit Breaker serve, antes de mais nada, para proteger a oscilação excessiva do mercado financeiro.

Com a pausa, é esperado que ocorra um equilíbrio nas operações de compra e venda de ativos e, assim, evitar uma nova queda ainda mais agressiva.

Quando o Circuit Breaker é acionado aqui no Brasil?

Criado em 1997, as regras para acionar essa ferramenta na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, são as seguintes:

  • Se o Índice Bovespa cair mais de 10% sobre o valor de fechamento do último pregão, então o Circuit Breaker é acionado. Isso quer dizer que as atividades serão interrompidas por 30 minutos
  • Após os 30 minutos de pausa, o Ibovespa é reaberto e, caso ainda haja queda e ultrapasse 15%, ocorrerá outra interrupção nas atividades, sendo neste caso por mais 1 hora
  • Passado 1 hora, o principal índice da bolsa reabre, mas se o Ibovespa caia 20%, a B3 definirá o prazo em que as negociações ficarão suspensas
  • As regras não valem nos últimos 30 minutos de funcionamento do pregão
Coronavírus no radar

Enquanto aqui no Brasil a B3 ficou fechada devido ao feriado de carnaval, as bolsas em outros locais do mundo tiveram grande queda no início desta semana. Por isso, investidores acreditam que o Ibovespa deverá abrir pressionado pelo recuo internacional.

O maior fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, o iShares MSCI Brazil (EWZ), fechou em queda de 1,41% no pregão de ontem (25). No acumulado de dois dias, o EWZ já soma perdas de 6,33%.

Enquanto isso, os recibos de ações brasileiras listados nas bolsas norte-americanas, conhecidos também como ADRs, sofreram queda brusca. Papéis como Petrobras, Vale e Itaú acumulam perdas.

Você pode acompanhar o EWZ e ADRs pelo TradeMap. Basta fazer o cadastro no Portal Web para ser um usuário Premium e, posteriormente, inseri-los em qualquer lista clicando em + no botão Ações

Vale lembrar que a bolsa abre às 13h nesta quarta-feira de cinzas. Veja o calendário completo clicando aqui.

Bolsonaro convoca ato

Na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro disparou um vídeo em que convoca as pessoas para manifestações no dia 15 de março. O intuito do ato, segundo ele, é defender o governo e protestar contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Getty Images