A Neoenergia (NEOE3) e a Weg (WEGE3) fecharam um acordo de parceria na área de abastecimento de energia a veículos elétricos. Sob os termos do acordo, a WEG será a fornecedora exclusiva de estações de recarga destes veículos em sistemas montados pela Neoenergia.
O acordo prevê o fornecimento de equipamentos com potências de 7,4 kilowatt (kW), que são ideais para instalação em residências ou condomínios, e de 22 kW, para empresas ou comércios.
A parceria ajuda a aumentar a exposição das duas companhias – e principalmente da Weg – a um setor em expansão, o de veículos elétricos. Este segmento está crescendo por causa das iniciativas para evitar a degradação ambiental e o aquecimento global.
No Brasil, só no ano passado foram vendidos 34.990 unidades de veículos elétricos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, um aumento de 77% em relação a 2020 e de 195% na comparação com 2019. Os números incluem veículos leves híbridos – que também rodam com combustíveis como o etanol – e elétricos puros – que funcionam apenas com baterias.
Além de fornecer estações de recarga de veículos elétricos, a Weg tem trabalhado junto à Volkswagen no segmento de propulsão para veículos elétricos. A empresa fabrica o sistema Powertrain principal, um motor elétrico, dos caminhões e-Delivery.
Leia mais
Weg (WEGE3): firme e forte, porém cara. Vale a pena investir?
A Neoenergia também não é novata neste ramo. A empresa implantou o Corredor Verde, eletrovia com mais de 1.100 quilômetros de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo doze ao longo das rodovias e seis em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal. O projeto faz parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Por volta das 17h50, pouco antes do fechamento do mercado, as ações da Neonergia subiam 2,02%, para 15,68 por papel, enquanto as da Weg avançavam 0,10%, para R$ 30,57.