A Vale anunciou mais uma parceria com uma siderúrgica da China para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa na produção de aço. Desta vez, a empresa assinou um memorando de investimento com o Hunan Valin Iron & Steel Group (Valin Group).
Sob os termos do acordo, a Vale e o Valin pretendem estudar e explorar o uso de minério de ferro de alta qualidade em unidades de moagem e em fábricas de metálicos dentro e fora da China, e a aplicação de tecnologias que reduzam a emissão de carbono na produção de aço, bem como o uso da tecnologia Tecnored no país asiático.
A tecnologia Tecnored produz ferro-gusa num forno que pode usar fontes renováveis como combustível – por exemplo, carvão vegetal a partir de safras de cana-de-açúcar.
Segundo a Vale, a parceria ajuda a empresa a alcançar o compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de carbono de escopo 3 – aquelas que resultam de atividades fora do âmbito da empresa – até 2035.
A Vale vem costurando acordos desse tipo pelo menos desde o ano passado. Em agosto assinou com a Ternium, em outubro foi a vez da Jiangsu Shagang e na sequência em novembro firmou parceria com a Posco e a com a China Baowu.